Notícias

Portugal e Espanha assinam acordo para aquisição centralizada de medicamentos e tecnologias da saúde

11 Julho, 2017

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e a ministra da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade de Espanha, Dolors Montserrat assinaram uma declaração de intenções, no dia 10 de julho, para iniciar negociações sobre compras centralizadas de medicamentos entre os dois países.

Incidindo no financiamento e na fixação de preços de medicamentos e outras tecnologias de saúde, na partilha de informações e na elaboração de documentos nesta área, o acordo, assinado em Madrid, marca o arranque das negociações. Um dos objetivos passa pela redução significativa de custos na aquisição de medicamentos inovadores e de tecnologias da saúde.

Como responsável pelos Sistemas de Informação na Saúde e Central de Compras Públicas, a SPMS acompanhou o ministro da Saúde, sendo representada pelo presidente do Conselho de Administração, Henrique Martins, e pelo vogal executivo, Artur Trindade Mimoso.

foto

Os dois países estão interessados em avançar para um procedimento comum de seleção de medicamentos e produtos de saúde. Para aprofundar o conhecimento recíproco, relativamente aos procedimentos de aquisição em vigor em cada país, Portugal e Espanha vão iniciar o intercâmbio de peritos.

Portugal e Espanha foram dois dos nove países europeus que, em maio, assinaram a Declaração de La Valletta, definindo “objetivos semelhantes de defesa do acesso à inovação” na área do medicamento e para a “sustentabilidade dos sistemas de saúde”.

O acordo assinado incide, também, sobre vigilância sanitária e investigação, reforçando, assim, a cooperação entre os dois países.

ACC_Portugal-e-Espanha

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

16 mil novos computadores entregues nos Cuidados de Saúde Primários

4 Junho, 2024

A distribuição de cerca de 16 mil computadores para os Cuidados de Saúde Primários foi concluída nas Unidades Locais de Saúde (ULS) do país. Trata-se de um investimento superior a 10 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O parque informático dos Cuidados de Saúde Primários foi renovado com equipamentos […]

Voltar
Voltar para o topo.