Notícias

Reduza o papel, poupe a floresta

23 Junho, 2017

A desmaterialização, assente num modelo de sustentabilidade ambiental e financeira, visa otimizar recursos e reduzir a utilização do papel, em particular no Ministério da Saúde. E o futuro passa, inexoravelmente, por implementar uma estratégia focada na sustentabilidade, defendendo a redução do consumo do papel, poupando a floresta e centrando-se em critérios de eficácia e de eficiência. A transformação digital na Saúde segue esta linha.

Projetos como a Receita Sem Papel – uma realidade e caso de sucesso incontornável -, e Exames Sem Papel, já em curso no sistema de saúde, representam um enorme avanço tecnológico e, simultaneamente, um benefício para o ambiente e para o cidadão.

A eliminação do papel em todo o circuito, quer da receita, quer dos exames, pressupõe a obtenção de poupanças financeiras para o Estado, aliadas à diminuição do impacto ambiental negativo, o que se traduz em vantagens para os cidadãos e para o país em geral.

É neste contexto e quadro de governança que é crucial continuar a implementar uma gestão eficiente e cuidadosa, garantindo a otimização de recursos, com a finalidade de criar medidas eficazes de prevenção e redução dos impactos ambientais negativos.

O Registo de Saúde Eletrónico (RSE) contempla esta visão, perseguindo a ambição de assegurar os interesses do SNS e contribuindo, igualmente, para um decréscimo efetivo do uso do papel. Evitando, por ano, milhares de toneladas de papel em circulação, a floresta é poupada, o ambiente sai a ganhar e a qualidade de vida dos portugueses é melhorada.

Poupe_Floresta_Noticia02

SPMS distinguida com Portugal Digital Awards 2021

15 Dezembro, 2021

A SPMS foi distinguida com o galardão Portugal Digital Awards 2021 pelo projeto Certificado Digital COVID da UE. A cerimónia de entrega de prémios decorreu ontem, 14 de dezembro, em Lisboa, transmitida em livestream.

prémio IDC_noticia

SPMS distinguida com “Prémio Transformação Digital 2021”

30 Novembro, 2021

A SPMS foi distinguida com o Prémio Transformação Digital 2021 pelo “Certificado Digital da UE" na categoria Proximidade com o Cidadão e Sociedade mais Inclusiva. Promovida pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), a cerimónia de entrega de prémios realizou-se no dia 26 de novembro e foi transmitida via online.

SPMS vence Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE

25 Novembro, 2021

A SPMS recebeu o Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE com o portal de agendamento online para a vacinação contra a covid-19. A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se nesta quinta-feira, 25 de novembro, de forma presencial no Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, com transmissão através do YouTube.

prémio ISCTE_noticia
Voltar
co-financiamento
massa amet, Praesent velit, dictum leo.
Voltar para o topo.