Notícias

Receita Sem Papel consolidada na Madeira

10 Janeiro, 2017

A SPMS acompanhou, no terreno, o processo de implementação da Receita Sem Papel na Região Autónoma da Madeira, que esteve em período de utilização experimental entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2016.

Nos últimos dias do ano de 2016, a Madeira já emitia cerca de metade das suas receitas em formato eletrónico. Os sinais positivos na implementação da receita eletrónica continuam a ser reforçados e,  no primeiro dia útil do novo ano, 77% das prescrições médicas passadas, em serviços públicos de saúde locais, tinham o novo formato, significando que três quartos das receitas já são desmaterializadas.

O sucesso alcançado deve-se ao trabalho conjunto entre o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE) e a SPMS.

Desde 1 de janeiro de 2017, a Madeira assumiu, de forma obrigatória, a Receita Sem Papel. Está salvaguardada, legalmente, a possibilidade de se aplicarem exceções em casos de falência do sistema informático, nas consultas ao domicílio, ou noutras situações.

Além de reduzir custos e de contemplar preocupações ecológicas, neste caso específico a desmaterialização da receita médica reforça a interoperabilidade entre o sistema de saúde regional e o SNS, passando a ser apenas um, algo que não se verificava anteriormente.

No continente, a receita eletrónica já é obrigatória desde 1 de abril de 2016, atingindo, até ao momento, 90,7% do total do receituário emitido pelas entidades do sistema de saúde público e privado.

Banner_SPMS_RSP_Madeira

SPMS distinguida com Portugal Digital Awards 2021

15 Dezembro, 2021

A SPMS foi distinguida com o galardão Portugal Digital Awards 2021 pelo projeto Certificado Digital COVID da UE. A cerimónia de entrega de prémios decorreu ontem, 14 de dezembro, em Lisboa, transmitida em livestream.

prémio IDC_noticia

SPMS distinguida com “Prémio Transformação Digital 2021”

30 Novembro, 2021

A SPMS foi distinguida com o Prémio Transformação Digital 2021 pelo “Certificado Digital da UE" na categoria Proximidade com o Cidadão e Sociedade mais Inclusiva. Promovida pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), a cerimónia de entrega de prémios realizou-se no dia 26 de novembro e foi transmitida via online.

SPMS vence Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE

25 Novembro, 2021

A SPMS recebeu o Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE com o portal de agendamento online para a vacinação contra a covid-19. A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se nesta quinta-feira, 25 de novembro, de forma presencial no Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, com transmissão através do YouTube.

prémio ISCTE_noticia
Voltar
co-financiamento
Praesent mattis ut consectetur sit accumsan elit.
Voltar para o topo.