SPMS dinamiza Projeto ULX | Unificar Lisboa – SClínico implementado no ACES de Cascais

27 Dezembro, 2016

No âmbito do Projeto ULX | Unificar Lisboa, promovido pela SPMS, iniciou-se a substituição do Sistema de Informação (SI) de gestão clínica em uso (MedicineOne) pelo SClínico, no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Cascais. Entre os dias 19 e 21 de dezembro, em articulação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT), a SPMS começou os trabalhos de preparação para a implementação do SClínico nas Unidades de Saúde Familiar (USF) Emergir e São Domingos de Gusmão, do ACES de Cascais.

Para que o processo de implementação do SClínico decorresse com normalidade, foram ministradas ações de formação, no domínio da sua utilização e funcionamento, aos profissionais de saúde daquelas unidades. No terreno, encontra-se uma equipa multidisciplinar que junta técnicos informáticos da SPMS e da ARS LVT, com o intuito de proceder às configurações necessárias do sistema e acompanhar mais de perto o início da utilização por parte dos profissionais daqueles organismos.

Ao longo do período de formação, os técnicos têm encontrado uma boa recetividade por parte daqueles que doravante irão ter o SClínico como nova ferramenta de trabalho. Os profissionais de saúde encaram de forma positiva este tipo de ações no terreno, por permitirem uma mais célere adaptação a um novo sistema, que preveem poder vir a simplificar a prática clínica, diminuindo constrangimentos detetados com o sistema anterior.

Na primeira semana de janeiro dar-se-á continuidade ao período de formação e acompanhamento dos profissionais de saúde daquele ACES, dessa feita junto das USF Artemisa e Cidadela. A curto prazo, o Projeto ULX | Unificar Lisboa será alargado a todas as USF de Cascais.

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

Plataforma Trace COVID-19

27 Abril, 2020

A plataforma informática Trace COVID-19 tem sido fundamental no acompanhamento e monitorização dos utentes que se encontram em autocuidados no domicílio. Criada no contexto da pandemia, completou um mês de atividade e já permitiu a vigilância a mais de 500 mil pessoas com suspeita ou confirmação da doença.