PDS disponibiliza imagens médicas e reduz custos no SNS

18 Agosto, 2016

As funcionalidades da Plataforma de Dados da Saúde (PDS) continuam a evoluir, permitindo, por um lado, uma melhor obtenção de resultados e de comunicação entre profissionais e utentes e, por outro, assegurando poupanças significativas de tempo e de recursos humanos e financeiros.

Uma das novas funcionalidades da PDS é a disponibilização de imagens médicas, que garantem acesso à informação do utente em qualquer ponto do país. Além da consulta ao processo clínico do utente, aos relatórios de notas de alta e aos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDTs), através da PDS já é possível aceder a exames recorrendo a imagens médicas, como TAC, raio-X, ressonância magnética, ecografias, entre outras. As imagens médicas permitem reduzir a duplicação de registos e evitar a repetição de MCDTs, promovendo, assim, reduções de custos no SNS.

Atualmente, sete instituições permitem a consulta dos resultados através desta nova funcionalidade. São elas:

• Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca
  • Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano
  • Centro Hospitalar Entre o Vouga e Douro
  • Centro Hospitalar Médio Ave
  • Centro Hospitalar Lisboa Ocidental
  • Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Centro Hospitalar de Setúbal
Temas

banner_PDS

Plataforma de Dados da Saúde apresentada na Madeira

19 Janeiro, 2017

A Plataforma de Dados da Saúde (PDS), sistema de partilha na área da saúde, desenvolvida pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foi apresentada na Madeira, no dia 18 de janeiro.

PDS-Madeira