Notícias

Plataforma GPFMS otimiza recursos e poupa ambiente

18 Maio, 2016

A plataforma informática de gestão de viaturas, designada por GPFMS – Gestão Partilhada de Frota do Ministério da Saúde, é um projeto desenvolvido pela SPMS, EPE., assente em critérios de eficácia e eficiência e num modelo de sustentabilidade que visa reduzir o impacto ambiental negativo, através da otimização do uso de veículos.

Numa perspetiva de gestão e monitorização, o Ministério da Saúde, através do sistema GPFMS, pretende evitar desperdícios, ao reduzir a circulação de viaturas e, simultaneamente, implementar uma estratégia focada na sustentabilidade ambiental, que defende a redução de emissões de dióxido de carbono.

Com o Tratado de Paris, no âmbito da “Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre a Mudança do Clima”, em 2015, o papel dos Estados tornou-se fundamental na exigência e urgência em adotar políticas que minimizem os efeitos da poluição. Em Portugal, como na maioria dos países, é crucial reduzir o uso do componente do carbono, grande responsável pelo aumento da “nossa” pegada ecológica, que apresenta índices elevados e preocupantes.

É neste contexto e quadro de governança que, atualmente, se tem vindo a implementar uma gestão mais eficiente, cuidadosa e partilhada dos meios estatais, garantindo a otimização de recursos, com a finalidade de assegurar interesses do Estado e criar medidas eficazes de prevenção e redução dos impactos ambientais negativos. Assim, a médio e longo prazo, os resultados traduzir-se-ão numa melhor qualidade do ar e do ambiente em que todos vivemos.   

GPFS_Infografia_01B
Temas

Voltar
Voltar para o topo.