Notícias

“Receita sem papel” começa em Setúbal

3 Fevereiro, 2015

O processo de desmaterialização das receitas nas farmácias está, desde final de janeiro, a funcionar em Setúbal e foi testemunhado, esta segunda-feira (dia 2 de fevereiro), pelo Sr. Ministro da Saúde. No local, Dr. Paulo Macedo destacou as vantagens do processo, realçando a comodidade para o utente e  a segurança para os profissionais.

A “Receita sem Papel” vai ser implementada em todo o país até ao verão. Na primeira fase, a decorrer até ao final de fevereiro, estará a funcionar em quatro regiões: Setúbal, Beja, Viana do Castelo e Leiria. O entendimento entre o Ministério da Saúde e as associações de farmácias (ANF – Associação Nacional de Farmácias e a AFP – Associação de Farmácias de Portugal),  permite a implementação da “Receita sem Papel”. completando o ciclo de centralização de dados e de desmaterialização já iniciado com a prescrição eletrónica de medicamentos (PEM) e dispositivos médicos desenvolvida pela SPMS. Este novo modelo permite que os utentes aviem uma receita, ao balcão da farmácia, apenas com o Cartão de Cidadão (CC).

Para os casos dos utentes que não possuam o CC, será possível levar o medicamento prescrito com um pin (código) fornecido pelo médico. A desmaterialização da receita representa diversas vantagens para o sistema de saúde, como  maior comodidade para o utente e menor risco de fraude. Com a dispensa eletrónica, as farmácias passam a ter maior controlo sobre a validade das receitas e, através do sistema central, verificam, em tempo real, possíveis imprecisões da receita.

A SPMS realizou, em 2013, os testes de funcionamento do sistema em farmácias da Figueira da Foz e de Setúbal. No último ano foram melhoradas as infraestruturas da saúde, por forma a assegurar a implementação do processo em todo o país.

Temas

dr. paulo macedo em farmacia

Um ano de PEM Móvel, a app que marca a diferença

20 Fevereiro, 2020

A PEM Móvel – Aplicação de Prescrição Eletrónica Médica foi lançada a 20 de fevereiro de 2019 e, desde essa data, tem registado uma forte adesão. Só em janeiro deste ano, 5 912 mil médicos distintos usaram esta app para prescrever receitas aos seus pacientes.

PEM_ noticia20200220

PEM Móvel com mais de 1500 receitas num dia

29 Janeiro, 2020

Mais de 1500 receitas foram prescritas no dia 28 de janeiro, através da PEM Móvel. A utilização da aplicação de Prescrição Eletrónica Médica tem aumentado de forma significativa e feito a diferença.

Voltar
Voltar para o topo.