Notícias

“Receita sem Papel” chega a Beja

19 Fevereiro, 2015

O projeto da desmaterialização da receita médica  foi apresentado em Beja, no passado dia 12 de  Fevereiro. A sessão de trabalho, organizada pela SPMS  contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, o Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva,  representantes das associações de farmácias e diversos prescritores da Unidade Local Saúde do Baixo Alentejo.

A reunião centrou-se no debate sobre as vantagens da dispensa eletrónica  e no papel das farmácias no circuito da desmaterialização.

O projeto “Receita sem Papel” apresenta um conjunto de mais-valias para o Sistema Nacional de Saúde, destacando-se a redução do risco de fraude, a possibilidade de dispensas parciais em farmácias diferentes uma vez que as farmácias passam a controlar, de forma mais eficiente, a validade das receitas e a identificar possíveis erros das mesmas. Por outro lado, o utente poderá aviar uma receita, utilizando apenas o Cartão de Cidadão e, caso não tenha CC, a farmácia poderá entregar o medicamento prescrito, através de um código indicado pelo médico.

Conjuntamente com Setúbal e Beja,  a “Receita sem Papel” avança para os distritos de Viana do Castelo e Coimbra.

Temas

foto beja

Um ano de PEM Móvel, a app que marca a diferença

20 Fevereiro, 2020

A PEM Móvel – Aplicação de Prescrição Eletrónica Médica foi lançada a 20 de fevereiro de 2019 e, desde essa data, tem registado uma forte adesão. Só em janeiro deste ano, 5 912 mil médicos distintos usaram esta app para prescrever receitas aos seus pacientes.

PEM_ noticia20200220
Voltar
co-financiamento
nec accumsan id non eleifend mi, facilisis massa vulputate, venenatis consequat.
Voltar para o topo.