Eventos

Sistemas de Informação do SNS – Estratégia, Gestão e Colaboração

Data:

15/01/2015

Local:

Auditório Infarmed | Lisboa

Horas:

09:30 - 18:00

Descrição do Evento:

O encontro destina-se a promover o debate sobre o futuro dos sistemas de informação na área da saúde, através da apresentação da análise-síntese dos “Documento de Estratégia SI/TIC | 2014-2016” das organizações do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do “Plano Estratégico da SPMS | 2014-2016 – iniciativas áreas SI/TIC”.  

Programa-Sistemas-de-Informação-da-Saúde2

Clique na imagem ou faça download em Sistemas de Informação da Saúde – Programa

Participantes

Debate Funções e Competências para a transformação digital

Foto-BHS2

Bruno Horta Soares, CISA®, CGEIT®, CRISC™, PMP®Founder & Senior Advisor na GOVaaS – Governance Advisors, as-a-ServiceExperiência profissional de 12 anos na indústria de serviços profissionais de Consultoria, Advisory e Auditoria, com especial relevância nos domínios dos Sistemas de Informação. Passou pela Deloitte Consulting, KPMG e Deloitte e actualmente é founder & senior advisor na GOVaaS – Governance Advisors, as-a-service, dedicando-se de forma entusiasta às atividades de ensino, formação e promoção dos temas de IT Governance, Risco, Auditoria e Segurança da Informação em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil. É coordenador e professor convidado em diversas Universidades, Presidente fundador do ISACA Lisbon Chapter, colaborador em várias associações/grupos profissionais e orador em diversas conferências e seminários nacionais e internacionais. É licenciado em Informática e Gestão de Empresas pelo ISCTE e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo ISLA.   

Rui-Serapicos2

Rui Serapicos

Rui Serapicos é consultor internacional, detentor de vasta experiência em Consultoria de Gestão, Estratégia de TI e tomada de decisão em negócios. É sócio-gerente da Acumen Consulting, e CIONET e um “stringer” para Gartner Consulting. Ao longo de sua carreira, desenvolveu a sua experiência com várias organizações e clientes, incluindo Governo, GE, Tata, Information Builders, Nokia, HP, CGD, Amgen, e Boehringer. Expert em: Management Consulting, Estratégia de TI, Gestão de Talentos, Community Building e Inteligência Competitiva. Rui Serapicos é Mestre em Administração de Empresas (MBA) pelo IMD, Suíça e BSc em Computing and Business pela Universidade de Londres. Possui várias certificações em SixSigma, Inovação e Gestão Tecnológica.   

Professor Jose Tribolet

José Tribolet

José Tribolet é Professor Catedrático de Sistemas de Informação do Departamento de Ciência da Computação e Engenharia (DEI) e do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG), no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa. É investigador sénior do Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID e promotor do Centro de Desenho Organizacional e Engenharia no INESC-INOV. É, ainda, o coordenador do curso de Pós-Graduação Profissional em Sistemas de Informação e Engenharia Empresarial no IST (POSI-E3, Diploma de 3º ciclo de Bolonha). Atualmente desempenha as funções de Presidente do Departamento de Ciência da Computação e Engenharia (DEI / IST). Mantendo um perfil profissional ativo, aconselha altos executivos em questões que envolvem sistemas de informação empresarial, arquitetura, engenharia, Governance, estratégia, transformação e de gestão do conhecimento. No seu currículo integra a passagem por empresas como a Portugal Telecom, a Portucel Soporcel, Águas de Portugal, Moviflor, Jerónimo Martins, InIR, Grupo Sá, e vários departamentos da Administração Pública, em particular, o Gabinete da Procuradoria-geral da República e do Ministério da Justiça, e de municípios locais, como a Câmara Municipal de Sintra. É membro do Conselho Consultivo do GPTIC.   

Rui-Pedroso2

Rui Pedroso 

É atualmente vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, responsável pelos pelouros Financeiro, Sistemas Integrados de Gestão e Sistemas de Informação. Já exerceu funções como administrador na TNL – Soc. Equipamentos Ecológico e Sistemas Ambientais, SA. Desempenhou ainda funções de direção na “Dr. Campos Costa – Imagiologia Clínica”, José de Mello Saúde, Hospital da Trofa e Unimed. Licenciado em Gestão Financeira, Finanças e Gestão, detém pós-gradução Health Units Management pela Universidade Católica Portuguesa e AESE – Escola de Direção e Negócios.   

Foto-Filipe-Ribeiro2

Filipe Ribeiro 

É licenciado em Gestão Financeira, Pós-Graduado em Gestão e Direção de Serviços de Saúde pela Porto Business School – Universidade do Porto, tendo frequentado ainda o PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde na AESE Business School e ainda o Mini-Mba da Católica Business School. Faz parte dos quadros de pessoal do Centro Hospitalar do Alto Ave desde 2008, tendo exercido funções de Diretor Financeiro e coordenado diversos grupos de trabalho. Na sua experiência profissional destaca-se o seu percurso no grupo Sonae, e como Técnico Oficial de Contas em diversas empresas. No âmbito do Conselho de Administração é responsável pelo Departamento de Controlo do Negócio (Central de Validação de Documentos, Serviço Contabilidade e Tesouraria, Serviço Contratualização e Controlo Gestão, Serviço Faturação e Cobranças, Serviço Gestão Património e Investimento e Serviço Gestão Tecnologia Sistemas Informação), e pelo Departamento de Logística e Compras (Arquivo Clínico, Central Marcação Exames / Transportes, Serviço Central Esterilização, Serviço Gestão de Compras, Serviço Gestão Procedimentos Consultas Mercado, Serviço Gestão Stocks e Aprovisionamento, Serviço Instalações e Equipamentos, Serviço Operações Hoteleiras e Serviços Farmacêuticos).

DebateOrganização da função informática para a melhoria da qualidade

João-Mota-Lopes2

João Mota Lopes 

É vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Informática. Tem ainda as seguintes responsabilidades:

  • Interlocutor Técnico Ministerial da Solidariedade e Segurança Social no GPTIC;
  • Membro da Comissão Técnica Permanente da Agenda Portugal Digital;
  • Coordenação Corpo de EESSI (intercâmbio eletrónico de Informações à Previdência Social) – EU;
  • Delegado Oficial na Comissão Inclusão Digital da EU
  • Coordenador do Ponto Focal do MSESS no âmbito do RIMA – Rede Interministerial de Modernização Administrativa

Exerceu funções como Subdiretor Geral do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e foi Coordenador de projetos do Plano da Ação para a Sociedade da Informação da UMIC (Unidade de Missão Inovação e Conhecimento) na dependência da Presidência do Conselho de Ministro. Colaborou, desde 1998, em diversas Multinacionais do ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente Oracle, HP, OniTelecom entre outras.   

Paulo-Neves2

Paulo Neves 

Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) Foi responsável pela Direção de Desenvolvimento de Negócio, Concorrência e Regulação na ONI SGPS, grupo onde esteve durante 13 anos, tendo ocupado vários cargos de liderança em áreas relacionadas com Gestão, Vendas, Marketing, Estratégia e Assuntos Jurídicos, entre outras. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, pós-graduado em Gestão de Empresas de Telecomunicações pelo Instituto Superior de Transportes/Instituto de Empresa de Madrid. Começou a carreira profissional na EDP, tendo passado posteriormente pela Portugal Telecom (atual PT) e esteve nove anos na Ericsson, onde exerceu funções de Direção de Suporte Técnico, de Direção de Marketing e Vendas e de Direção de Desenvolvimento Estratégico. Foi ainda responsável pela área de Desenvolvimento de Negócio na E3G, antes de ingressar na Oniweb em 1999. Já foi membro da direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, e Vice-Presidente da Associação dos Operadores de Telecomunicações (Apritel) e da Confederação de Serviços de Portugal.  

Foto-passe2

Domingos Pereira 

Nasceu no Porto em 1957, casado e pai de duas filhas, é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP. Enquanto diretor das TIC no CHVNG é responsável pelo desenvolvimento e implementação dos planos diretores associadas as arquiteturas aplicativa, de segurança, da infraestrutura e dos processos de gestão de serviço aos utilizadores. Possui mestrado em Gestão de Sistemas de Informação no ISEG, e em Informática Médica na FMUP – FCUP. Possui as certificações profissionais CISA e CPHIMS, da ISACA e HIMSS respetivamente. É co-editor do livro ‘Sistemas de Informação na Saude’ e da revista eSaúde.

Banner_SISTEMAS_DE_INFORMACAO_DO_SNS

Vídeos

Fechar
Fechar
Fechar
Voltar
Voltar para o topo.