Notícias

PDS chega aos Açores

19 Agosto, 2013

A PDS – Plataforma de Dados da Saúde está disponível, desde do dia 12 de agosto, nos Açores. O Hospital da Horta á a primeira instituição a aceder à plataforma, estando previsto para breve o acesso generalizado a partir das nove ilhas. Já se encontra igualmente disponível o acesso à informação clínica registada nas instituições de saúde do arquipélago.

PDS nos Açores

A ligação da PDS no arquipélago foi assinalada oficialmente esta segunda-feira, dia 19, durante a visita do Secretário Regional da Saúde ao Hospital da Horta. Segundo Luís Cabral, “a instalação da PDS nas nove ilhas vai melhorar e reforçar a partilha de informação clínica entre as diferentes instituições de saúde açorianas, tornando possível também o acesso aos mesmos dados a todas as instituições nacionais utilizadoras da plataforma”. O Secretário Regional sublinha ainda que “o acesso agora oficializado com o Ministério da Saúde acaba com alguns constrangimentos registados no passado quando cidadãos dos Açores recorreram a unidades de saúde do continente”.

A disponibilização da PDS no arquipélago vai melhorar e reforçar a partilha de informação clínica entre as diferentes instituições de saúde açorianas, tornando igualmente possível o acesso às instituições do continente e vice-versa. Recorde-se que os profissionais podem aceder à PDS através do Portal do Profissional (PDS-PP) e consultar os dados de saúde do utente – historial clínico, prescrições, alergias, etc. -, conseguindo, desta forma, obter um diagnóstico/terapêutica mais adequado e rápido para o doente.

A PDS é um sistema central de saúde que permite o registo e partilha de informação clínica, acessível aos utentes, profissionais e entidades prestadoras de serviços de saúde. No continente, o PDS-PP regista todos os dias, a entrada de perto de uma centena de profissionais, sendo a consulta externa o episódio com maior número de acessos (58%).

Temas

logotipo da Plataforma de Dados da Saúde

Plataforma de Dados da Saúde apresentada na Madeira

19 Janeiro, 2017

A Plataforma de Dados da Saúde (PDS), sistema de partilha na área da saúde, desenvolvida pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foi apresentada na Madeira, no dia 18 de janeiro.

PDS-Madeira
Voltar
co-financiamento
consequat. elementum nunc libero ut suscipit accumsan ut sit vulputate, in facilisis
Voltar para o topo.