Notícias

Temos as pessoas, a criatividade, o conhecimento e a dinâmica para o conseguir!

22 Outubro, 2012

O objetivo está traçado, é prioritário e é para cumprir. É preciso fazer mais com menos. Ou seja, é preciso reinventar o que foi feito em matéria de sistemas de informação na saúde nos últimos anos, adaptar o que está já em funcionamento e obter resultados ótimos no tratamento dos utentes dentro do Serviço Nacional de Saúde. Será possível? Não podemos, nem devemos questionar esta possibilidade, porque a conjuntura atual obriga-nos a ousar o impossível. Temos que ter esse engenho e reestruturar o necessário para obter a racionalização de meios, tendo sempre presente que teremos também, com o menos que nos é exigido, conseguir fazer melhor.

E como? Com um objetivo tão restritivo, pensemos no como lá chegaremos. Optando, por exemplo, pela utilização de softwares abertos, conseguindo desta forma ser autónomos e libertando-nos de uma carga financeira que poderá ser investida nos cuidados de saúde onde é mais necessária. Sendo, por exemplo, proactivos na mudança estrutural que é necessária. Se uma aplicação já existente não serve os seus objetivos, usemos o nosso know-how para a completar e para integrá-la com todas as outras. Há muito ainda por fazer. Aos sistemas de informação caberá o papel de contribuir para a mudança necessária, para a modernização e eficiência do sistema. Na sua agilização e eficácia está a resposta à urgência de poupança que se vive no sector da saúde pública.  

Editorial do Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Dr. Raul Mascarenhas, publicado na newsletter de Outubro.

Temas

Raul Mascarenhas, Presidente da SPMS,EPE

SPMS promove debate sobre o futuro dos Sistemas de Informação no SNS

19 Janeiro, 2015

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE realizou no dia 15 de janeiro, no auditório do Infarmed (Parque da Saúde – Lisboa), a reunião de trabalho “Sistemas de Informação do SNS – Estratégia, Gestão e Colaboração”, destinada a debater a estratégia dos sistemas de informação no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

sistemas de informação do SNS

PD-SIS: racionalizar e modernizar

22 Outubro, 2012

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE apresentou no final de setembro (dia 28), numa reunião de trabalho realizada na FEUP do Porto, o PD – SIS (Plano de Desenvolvimento do Sistema de Informação da Saúde).

Voltar
Voltar para o topo.