Notícias

SPMS promove debate sobre o futuro dos Sistemas de Informação no SNS

19 Janeiro, 2015

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE realizou no dia 15 de janeiro, no auditório do Infarmed (Parque da Saúde – Lisboa), a reunião de trabalho “Sistemas de Informação do SNS – Estratégia, Gestão e Colaboração”, destinada a debater a estratégia dos sistemas de informação no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Durante o encontro, que reuniu cerca de 130 responsáveis das áreas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) das entidades do SNS (direções e membros das administrações), foram debatidas as necessidades futuras do sector, permitindo o envolvimento dos vários intervenientes e realçando a necessidade de alinhamento entre as iniciativas centrais e locais.

Foram debatidos, ainda, os temas da inovação e atualização tecnológica no SNS, a interoperabilidade e segurança dos sistemas e a melhoria das competências dos profissionais.

Sessão de abertura da reunião de trabalho

Durante o encontro, foram analisadas as diferentes iniciativas TIC planeadas pelas instituições do SNS, e a sua articulação com a estratégia da SPMS para o período de 2014-2016, que tem como principais objetivos:

  • Ajustar os produtos e serviços às necessidades dos utentes;
  • Otimizar os recursos nas diferentes estruturas do SNS;
  • Promover a excelência e qualidade dos serviços da SPMS;
  • Promover a inovação, investigação e desenvolvimento na SPMS e no SNS;

(in Plano Estratégico 2014-2016)

Apresentação da estratégia TIC da SPMS pelos coordenadores (da esquerda para direita) Maria João Campos, Pedro Batista, Sara Carrasqueiro, Licínio Mano e Alfredo Ramalho

Durante a tarde de trabalho foram realizados dois debates. O primeiro sobre as “Funções e Competências para a transformação digital”, que contou com a participação de Bruno Horta Soares (presidente da ISACA Portugal Chapter), Rui Serapicos (Managing Partner CIONET), Professor José Tribolet (Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico), Rui Pedro (vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto) e Filipe Ribeiro (vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave).  

Participantes no 1º debate (da esquerda para direita) Rui Pedroso (CH Porto), Prof. José Tribolet (IST), Sara Carrasqueiro (SPMS), Bruno Horta Soares (ISACA Portugal Chapter), Rui Serapicos (CIONET) e Filipe Ribeiro (CH Alto Ave)

O segundo debate, sobre “Organização da função informática para a melhoria da qualidade”, contou com a participação de João Mota Lopes (vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Informática da Segurança Social), Paulo Neves (Presidente do Conselho Diretivo da AMA – Agência para a Modernização Administrativa), Rogério Costa (presidente da Direção do itSFM Portugal) e Domingos Pereira (diretor do Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho).

Participantes no 2º debate (da esquerda para a direita): Paulo Neves (AMA), João Mota Lopes (IISS), Alfredo Ramalho (SPMS), Domingos Pereira (CH vila Nova de Gaia/Espinho) e Rogério Costa (itSFM Portugal)
sistemas de informação do SNS

Comitiva da Irlanda visita a SPMS

29 Janeiro, 2020

A SPMS recebeu, hoje dia 29 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, uma delegação de especialistas em saúde da Irlanda. A comitiva vem, numa visita de dois dias, conhecer o sistema de saúde português e o papel preponderante que a SPMS desempenha na Transformação Digital e Compras Públicas na área da saúde em Portugal.

Intervenção da Infraestrutura de Serviços Centrais do Ministério da Saúde bem-sucedida

1 Dezembro, 2019

A intervenção técnica que decorreu entre as 16h de sábado, 30 de novembro até às 08h00 deste domingo, dia 1 de dezembro de 2019, foi bem-sucedida. De elevada complexidade, a intervenção na infraestrutura EXADATA, que suporta os vários sistemas e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde irá melhorar a performance, ampliando a acessibilidade, beneficiando […]

imagem comunicado
Voltar
co-financiamento
ut libero. massa id in suscipit commodo Donec porta. vel,
Voltar para o topo.