Notícias

Hospitais optam por compra centralizada de medicamentos

15 Maio, 2012

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE está a colaborar, através da disponibilização dos seus serviços de compras e logística, no processo em marcha acordado entre vários hospitais da região Norte e da região de Lisboa. O acordo obtido, primeiro no Norte e depois em Lisboa, entre diversos hospitais prevê a compra partilhada de medicamentos nas áreas de oncologia, cardiologia, reumatologia, dermatologia, etc., que poderá resultar em “grande” poupança para o Serviço Nacional de Saúde. Uma prática que tem sido advogada pela SPMS e que está a ser desenvolvida no âmbito dos serviços promovidos pela Serviços Partilhados.

A SPMS irá colaborar na mediação dos contratos e futuros acordos-quadro a estabelecer. Durante o passado mês, a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde organizou diversos fóruns (que vão continuar), que permitiram já definir as orientações técnicas a usar nas compras agregadas. A SPMS está a dinamizar e a assessorar as reuniões dos grupos técnicos formados pelos painéis de especialistas das Comissões de Farmácia Terapêutica dos centros hospitalares. Nestes encontros é avaliado o potencial de intervenção da SPMS para estabilizar e renegociar os preços para 2012. Entretanto estão também a ser lançadas as bases de enquadramento dos modelos de contratação a implementar no próximo ano. Recorde-se que vários hospitais da região Norte, conhecidos por G14, acordaram recentemente juntar-se para definir a aquisição conjunta de medicamentos.

Em Abril, os hospitais da região de Lisboa decidiram seguir o exemplo e formaram também um grupo com o mesmo fim. As iniciativas dos dois grupos visam a aquisição dos medicamentos considerados mais onerosos para estas instituições. O processo envolve a seleção, sob a tutela do Infarmed, de dois ou três medicamentos por cada especialidade médica, nomeadamente nas áreas de oncologia, das doenças auto-imunes e do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).

Temas

|

Imagem do Hospital de Matosinhos

Debate sobre demência aborda a transição digital da Saúde com participação da SPMS

29 Março, 2023

“Costumo dizer que todos os dias há boas notícias no SNS, nós é que muitas vezes as desconhecemos e desvalorizamos”, afirmou Sandra Cardoso, diretora de Assessoria, Comunicação e Relações Públicas da SPMS, no BTT- Building Tomorrow Together (BTT) - Innovation in Dementia, iniciativa promovida pela Roche, que decorreu esta terça-feira, dia 28 de março, em Lisboa.

SPMS no projeto do Expresso: “50 mulheres, 50 ideias para a Saúde”

24 Março, 2023

Joana Vilas Boas, coordenadora da SPMS – Unidade de Sistemas de Cuidados de Saúde, defendeu a criação de um sistema único e integrado nos cuidados primários num testemunho ao jornal Expresso sobre “A tecnologia ao serviço da Saúde e a importância de continuar a apostar na investigação”, integrado no projeto "50 mulheres, 50 ideias para a Saúde".

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.