Notícias

Hospitais optam por compra centralizada de medicamentos

15 Maio, 2012

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE está a colaborar, através da disponibilização dos seus serviços de compras e logística, no processo em marcha acordado entre vários hospitais da região Norte e da região de Lisboa. O acordo obtido, primeiro no Norte e depois em Lisboa, entre diversos hospitais prevê a compra partilhada de medicamentos nas áreas de oncologia, cardiologia, reumatologia, dermatologia, etc., que poderá resultar em “grande” poupança para o Serviço Nacional de Saúde. Uma prática que tem sido advogada pela SPMS e que está a ser desenvolvida no âmbito dos serviços promovidos pela Serviços Partilhados.

A SPMS irá colaborar na mediação dos contratos e futuros acordos-quadro a estabelecer. Durante o passado mês, a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde organizou diversos fóruns (que vão continuar), que permitiram já definir as orientações técnicas a usar nas compras agregadas. A SPMS está a dinamizar e a assessorar as reuniões dos grupos técnicos formados pelos painéis de especialistas das Comissões de Farmácia Terapêutica dos centros hospitalares. Nestes encontros é avaliado o potencial de intervenção da SPMS para estabilizar e renegociar os preços para 2012. Entretanto estão também a ser lançadas as bases de enquadramento dos modelos de contratação a implementar no próximo ano. Recorde-se que vários hospitais da região Norte, conhecidos por G14, acordaram recentemente juntar-se para definir a aquisição conjunta de medicamentos.

Em Abril, os hospitais da região de Lisboa decidiram seguir o exemplo e formaram também um grupo com o mesmo fim. As iniciativas dos dois grupos visam a aquisição dos medicamentos considerados mais onerosos para estas instituições. O processo envolve a seleção, sob a tutela do Infarmed, de dois ou três medicamentos por cada especialidade médica, nomeadamente nas áreas de oncologia, das doenças auto-imunes e do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).

Temas

|

Imagem do Hospital de Matosinhos

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
dolor. eleifend sed felis sem, ut id leo massa ultricies facilisis
Voltar para o topo.