Notícias

Estratégia ENESIS 20|22 aprovada na 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS

10 Janeiro, 2020

A SPMS acolheu, no dia 7 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, a 4.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS, órgão permanente do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde). O objetivo da reunião foi o ponto de situação da proposta estratégica ENESIS 2020 e do seu triénio de atividade que terminou em dezembro de 2019, tendo a proposta sido aprovada no final da reunião.

Na reunião, foram apresentados os resultados da Consulta Pública, que decorreu entre os dias 12 de outubro e 13 de dezembro, na qual os vários stakeholders, nomeadamente cidadãos e profissionais de saúde, foram inquiridos sobre a estratégia ENESIS proposta.

Neste encontro, foram ainda apresentadas as oportunidades e limitações do orçamento para 2020, com destaque para os constrangimentos provocados pelas inferiores inscrições orçamentais para os Sistemas de Informação, que limitam os benefícios propostos com a implementação da estratégia. Os desenvolvimentos previstos para a nova RIS (Rede Informática da Saúde), bem como o trabalho relativo à estratégia de Rede de Dados de Saúde, que integra a otimização da infraestrutura de Data Centers, foram também mencionados.

Esta reunião veio no seguimento da estratégia proposta pela SPMS através do CeSIS, a ENESIS 20|22.  Uma estratégia proposta para o triênio 2020-2022, onde se abordam os Eixos Estratégicos, Dimensões e Medidas para a transformação digital na saúde, tendo também sido apresentadas algumas das sub-estratégias que estão a ser desenvolvidas no âmbito do eSIS, que dão resposta às Dimensões da ENESIS.

No Conselho Consultivo presente na reunião estiveram representantes da Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Nutricionistas, da Associação de Farmácias de Portugal, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, da Associação dos Profissionais de Serviço Social e da Associação Portuguesa dos Fisioterapeutas.

A SPMS esteve representada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, pela Diretora de Sistemas de Informação da SPMS e elementos que integram o Núcleo de Coordenação do eSIS, da Direção de Sistemas de Informação (CeSIS).

Temas

|

Reunião conselho Consultivo ENESIS

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.