Notícias

Centro Nacional de TeleSaúde realiza sessões de formação no Hospital de Ovar

9 Dezembro, 2019

No âmbito do plano de ação que a SPMS e o Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS) estão a dinamizar no Hospital de Ovar decorreram, no dia 6 de dezembro, duas sessões de formação sobre telessaúde com a participação de Patrícia Loureiro e Rafael Franco da equipa do CNTS.

Estas ações de formação pretendem promover a capacitação dos profissionais de saúde, a divulgação dos serviços de telessaúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a sua implementação, o que contribui para a execução de medidas do PENTS 2019-2022.

Participaram na iniciativa cerca de 30 profissionais, quer da área de saúde quer da área administrativa, onde foram abrangidas diversas temáticas como os Sistemas de Informação, as boas práticas, recursos de apoio à implementação e o percurso feito pelos profissionais na implementação e prática da teleconsulta, entre outras.

Durante o mês de dezembro vão ter início, no Hospital de Ovar, as teleconsultas de Pediatria seguindo-se outras especialidades em 2020. A realização destas teleconsultas constituem o quinto objetivo estratégico do Projeto “HOSP: Hospital de Ovar Sem papel”.

A SPMS, através da metodologia de implementação de serviços de telessaúde criada pelo CNTS, contribui para a estratégia nacional de promoção da telessaúde e para a criação de novos modelos de prestação de cuidados de saúde com valor acrescentado para os cidadãos e o Sistema Nacional de Saúde.

Temas

|

sessão de formação no Hospital de Ovar

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.