Instituto Português de Oncologia de Coimbra implementa SONHOv2 e SClínico

27 Setembro, 2019

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra iniciou a 23 de setembro a utilização dos Sistemas de Informação SONHOv2 e SClínico.

A implementação destes Sistemas de Informação vai permitir assegurar a atualização administrativa do IPO, representando um salto qualitativo para a atividade clínica daquela unidade hospitalar, no sentido de melhorar a qualidade e acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde e as condições de trabalho de todos os profissionais. Esta transformação tecnológica afeta aproximadamente 1 000 profissionais da unidade, onde cerca de 450 obtiveram formação.

A utilização destes sistemas vai ainda possibilitar uma melhoria significativa da informação que consta no processo clínico eletrónico dos doentes, uma maior fiabilidade e segurança dos sistemas, dando um passo importante para a uniformização de processos e para a integração da informação clínica oncológica, de forma a aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes do IPO de Coimbra.

A instalação dos sistemas foi feita em estreita colaboração entre as equipas técnicas do IPO de Coimbra e a SPMS, com a participação de 25 colaboradores técnicos da SPMS envolvidos em apoio remoto e presencial, acompanhados por equipas de formação e apoio.

Para se assegurar uma melhor fiabilidade, escalabilidade e segurança da informação de saúde, a renovação e atualização dos sistemas de informação, das infraestruturas e redes deve chegar a todas as instituições de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Centro Regional de Oncologia

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.