Notícias

Consulta Pública | Estratégia para a utilização de dados de saúde

29 Agosto, 2019

A SPMS, E.P.E. elaborou o documento estratégico “From big data to smart health: putting data to work for the public´s health” para a utilização de dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que é colocado em consulta pública a partir de hoje, 29 de agosto de 2019.

A transformação digital do SNS permite, atualmente, recolher e armazenar um grande volume de dados sobre a saúde, bem como os seus fatores determinantes de forma longitudinal, originando assim um valor crescente e único para Portugal. Torna-se, por isso, imperativo a formulação de uma estratégia de governação de dados para criar valor na administração da saúde, na medicina personalizada e na saúde pública.

Este documento estabelece a visão, os objetivos estratégicos e o plano de ação para a governação de dados de saúde e desenvolvimento de técnicas de analítica avançada e inteligência artificial no SNS.

O objetivo geral do documento é fornecer orientações, dentro da estrutura legal e regulatória existente, sobre a reutilização de volumes grandes de dados para melhorar o conhecimento sobre a saúde e promover a utilização inovadora da ciência de dados e de inteligência artificial no setor da saúde, garantindo o estrito cumprimento de padrões de segurança, confidencialidade e proteção de dados.

Objetivos da consulta pública:

  • Estimular a participação de todos os cidadãos, profissionais, empresas e associações, bem como as instituições do SNS e as Entidades do Ministério da Saúde, na estratégia da utilização de dados de saúde em Portugal;
  • Garantir uma estratégia alinhada e articulada, identificando os constrangimentos, preocupações e soluções para a utilização de dados do SNS em Portugal.
  • Reunir contributos sobre o documento aqui apresentado através da resposta às seguintes questões:

A participação está aberta a todos os interessados que apresentem opinião e contributos, por escrito, utilizando o questionário disponibilizado acima.

Outro tipo de informações podem ser enviadas através do endereço de correio eletrónico: pthealthdata@spms.min-saude.pt.

O documento da estratégia da utilização de dados de saúde para 2019-2022 foi elaborado em inglês, tendo por objetivo aumentar a participação e recolha de contributos de todos os interessados e peritos em Big Data, quer a nível nacional, quer internacional.

Para consultar este documento, clique aqui.

For English version follow the link

Infografia From Big Data to Smart Health

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

SClínico alargado a todas as unidades da ULS Santo António

26 Abril, 2024

Foi concluída, durante o mês de abril, a implementação do SClínico em todas as unidades de cuidados primários (CSP) da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, no Porto, trazendo benefícios acrescidos para profissionais e utentes. O SClínico CSP apresenta mais-valias, sendo relevantes o upgrade tecnológico, as melhorias da base de dados e as novas funcionalidades, com […]

Entrada em Vigor | Acordo-Quadro 671/2023 – Medicamentos diversos

26 Abril, 2024

A SPMS, EPE procedeu à publicação do Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro com a referência n.º 671/2023 para fornecimento de medicamentos diversos, na área da saúde, tendo o mesmo entrado em vigor no dia 25 de abril de 2024. Incluindo medicamentos de várias áreas terapêuticas, os Acordos-Quadro de medicamentos diversos procuram dinamizar […]

Medicamentos Diversos
Voltar
Voltar para o topo.