Notícias

Ministério da Saúde poupa 129 milhões em compras

28 Maio, 2017

O ano de 2016 foi marcado por um crescimento significativo da atividade de compras da SPMS e na geração de poupança para o SNS.

Na base deste crescimento esteve grandemente o aumento do âmbito e tipologia de compras realizadas pela SPMS, com novas subcategorias. Neste contexto, destaca-se o despacho n.º 1571-B/2016, publicado no início do ano, que alargou a obrigatoriedade da aquisição de determinados bens e serviços específicos da área da saúde de forma centralizada para todos os serviços e instituições do SNS e dos órgãos e serviços do Ministério da Saúde.

O volume financeiro adjudicado pela SPMS na aquisição de bens e serviços de saúde e transversais cresceu em 2016 cerca de 21% face ao ano anterior, enquanto a poupança gerada aumentou cerca de 42%, atingindo os 129 milhões de euros, valores que comprovam o aumento da capacidade e eficácia da função de compras da SPMS.

De acordo com  o relatório desenvolvido na área das compras da saúde, o Ministério da Saúde arrecadou poupanças em cerca de 129  milhões de euros, no ano de 2016.

Esta ação enquadra-se numa orientação dada pelo Ministro da Saúde no sentido da racionalização da despesa pública.

A definição de modelo de aferição de poupanças geradas para o SNS, permitiu monitorizar despesas nas categorias de saúde e transversais, representando respetivamente, um encaixe de 114, 4 milhões na compra de bens e serviços da saúde e 14,5  milhões obtidos nas compras transversais.

O trabalho desenvolvido pela SPMS, EPE, na área das compras centralizadas tem sido fundamental para a obtenção destes resultados.

Com o desenvolvimento da sua atividade, a SPMS tem promovido a eficiência e eficácia do SNS, através da obtenção de poupanças nas compras de medicamentos, consumíveis, dispositivos médicos e serviços na área da saúde bem como de equipamentos e serviços de natureza transversal.

Temas

|

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.