Notícias

Mais de 355.5 milhões de receitas sem papel emitidas em 8 anos

25 Setembro, 2023

A Receita Sem Papel, que comemora agora oito anos, é um caso de sucesso na digitalização da Saúde, com mais de 355.5 milhões de receitas totalmente desmaterializadas emitidas. 

A iniciativa arrancou em 2015, primeiro nas unidades de saúde do setor público e, posteriormente, no setor privado. No ano seguinte, atingia uma cobertura de 90% em todo o Serviço Nacional de Saúde e, em 2017, já funcionava em pleno em todo o país, incluindo Madeira e Açores.

Este formato eletrónico permitiu a prescrição, em simultâneo, de diferentes tipologias de medicamentos, ou seja, a mesma receita pode incluir fármacos comparticipados e tratamentos não comparticipados. No ato da dispensa nas farmácias, o utente pode optar por aviar todos os produtos prescritos, ou apenas parte deles, e levantar os restantes em diferentes estabelecimentos e datas distintas.

Com vantagens claras para médicos, farmacêuticos e cidadãos, a Receita Sem Papel fomentou de forma significativa a transformação digital do sistema de saúde português, pois trouxe inovação, reduziu custos, simplificou procedimentos e, através dos seus mecanismos antifraude, tem contribuído para uma monitorização apurada e para a rápida deteção de irregularidades.

A Receita Sem Papel é um bom exemplo da tecnologia ao serviço das pessoas e do sistema de saúde. Hoje, o utente recebe a prescrição por e-mail ou SMS e pode, também, consultar as suas receitas através da área pessoal do portal SNS 24 e na app SNS 24.

SPMS participa no Think Tank “Science to Health to Tech 2024 – H-INNOVA”

8 Maio, 2024

O Vogal Executivo da SPMS, Luís Miguel Ferreira, participou como orador no Think Tank “SHT – Science to Health to Tech 2024 – H-INNOVA”, que decorreu na Unidade Local de Saúde de Santo António, Porto, ontem, dia 7 de maio. O dirigente participou no painel dedicado à “Partilha de Experiências sobre Ciberataques a Hospitais e […]

SPMS reforça telessaúde com entrega de equipamentos e formação

6 Maio, 2024

A SPMS está a reforçar as Unidades locais de Saúde (ULS) e os Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) com equipamentos de teleconsulta e telemonitorização, tendo por objetivo impulsionar a prática da telessaúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, deste modo, melhorar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde. Com um investimento inicial de […]

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Voltar
Voltar para o topo.