Notícias

SNS 24 | Mais de 210 mil chamadas atendidas em três anos de Linha de Aconselhamento Psicológico

1 Abril, 2023

Mais de 210 mil pessoas receberam apoio através da Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24. Lançada em plena pandemia, assinala este sábado, dia 1 de abril, o seu 3º aniversário.

O atendimento é sempre feito por psicólogos e tem sido uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio para utentes e profissionais de saúde que a procuram em momentos difíceis. Em três anos, mais de 14 mil chamadas foram feitas por profissionais de saúde.

Este serviço do SNS 24 já provou a sua utilidade e continua a ser uma mais-valia, no período pós-pandémico, em todos os contextos. Só este ano ultrapassou as 17 mil chamadas, aproximando-se de uma média de 200 atendimentos diários. Disponível também em língua inglesa, desde 2022, o aconselhamento psicológico do SNS 24 passou a garantir resposta às pessoas não falantes de português, somando, até à data, mais de 3.400 chamadas.

Na sua maior parte, as chamadas recebidas estão relacionadas com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia.

Um estudo internacional sobre violência na Saúde, publicado em 2022 pela Federação Internacional dos Hospitais (IHF), destacou Linha como um serviço de suporte telefónico dedicado, com psicólogos especificamente treinados para atuar em casos de violência contra profissionais de saúde, para intervenção em crises e acompanhamento, a nível nacional.

A Linha é um bom exemplo do trabalho que tem sido desenvolvido entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Os cidadãos podem contar, todos os dias da semana, com este serviço do SNS 24, uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio em momentos mais difíceis para os portugueses e residentes no nosso país.

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.