Notícias

Desmaterialização eletrónica arranca em Ponte de Lima e Setúbal

13 Maio, 2013

A nova aplicação PEM (Prescrição Eletrónica de Medicamentos), desenvolvida pela SPMS, está a ser testada desde o dia 8 de abril, na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE , designadamente nas unidades de saúde de Ponte de Lima, sendo este o primeiro momento calendarizado para a implementação do programa da desmaterialização eletrónica da prescrição, dispensa e conferência de medicamentos.

No início de maio, no dia 2, o piloto foi alargado à região de Setúbal, onde está a já a ser testado nos centros de saúde de Setúbal e de São Sebastião. 

As experiências no terreno visam testar a nova aplicação e a autenticação forte com o uso do Cartão de Cidadão, e tem contado com a colaboração dos médicos das regiões-piloto, que já utilizam a nova prescrição no dia-a-dia. Na primeira semana de operação, em Ponte de Lima, foram corrigidas as principais anomalias, estando neste momento estabilizada a integração com o SAM (Sistema de Apoio ao Médico).

Apesar das dificuldades iniciais, a SPMS contou com a motivação e perseverança dos médicos das unidades piloto, que demonstraram um total empenho e apoio ao projeto. Destaca-se a participação do Dr. Eloy Boo, imprescindível na resolução dos diferentes problemas, na comunicação com os colegas no terreno e na sugestão de melhorias à aplicação.

As equipas da SPMS mantiveram-se no local, apoiando os profissionais sobre as novidades introduzidas pela ferramenta, juntamente com a equipa da ULSAM, que preparou todas as unidades para este arranque em tempo record. Lucinda Vasconcelos, responsável pelo Departamento de Sistemas de Informação da ULSAM sublinha a “importância” do projeto, considerando-o uma “inovação que servirá de veículo para uma redução de custos de forma efetiva e que contribuirá decisivamente para a eliminação da fraude”.

Farmácias participam na fase da dispensa eletrónica Para completar o circuito eletrónico do medicamento, a dispensa eletrónica entrou em funcionamento em quatro farmácias de Ponte de Lima na semana de 21 de Abril, com objetivo de testar o processo de dispensa, assim como o funcionamento da faturação eletrónica e conferência no Centro de Conferência de Faturas. Estas farmácias já consultam a receita de medicamentos, com base no Cartão de Cidadão do utente e do código de acesso, sem necessidade do papel da receita. 

A prestação é validada no momento da dispensa e a venda é comunicada para o sistema central, através da integração com os serviços disponibilizados pela SPMS. Estas funcionalidades permitem a conferência da prestação no momento da dispensa, permitindo corrigir situações anómalas que só seriam conhecidas, mais tarde, no processo de conferência tradicional.  

As prestações eletrónicas validadas, ficam automaticamente conferidas. A fatura eletrónica será comunicada no final do mês para o Centro de Conferência de Faturas, por forma a fechar o circuito do medicamento.

Estas experiências piloto, que prosseguem durante o mês de maio, são avaliadas como essenciais por Raquel Deveza da SPMS – “É importante a realização no terreno deste tipo de pilotos pois permite-nos obter diversos dados sobre o comportamento dos sistemas, o impacto nos diferentes utilizadores, médicos, utentes e farmacêuticos e perceber qual a sua aceitação, por forma a incluir os ajustes e melhorias necessárias para avançar para a desmaterialização da receita com segurança. O apoio dos profissionais do ULSAM tem sido imprescindível para conseguirmos afinar todo o processo, o qual muito agradecemos”.

A PEM é uma aplicação de carácter universal, dotada dos novos parâmetros de prescrição legislados pelo Ministério da Saúde:

  • inclui as novas regras de prescrição por DCI (Denominação Comum Internacional);
  • permite o acesso ao Resumo Clínico do Utente, sendo possível ao médico consultar a medicação habitual e crónica e as alergias e reações adversas registadas no histórico do doente. É ainda possível ao prescritor consultar o historial de prescrições do utente;
  • a aplicação inclui o acesso às Normas de Orientação Clínica de prescrição publicada pela Direção-Geral de Saúde;
  • a PEM vai substituir a funcionalidade de prescrição existente no SAM (Sistema de Apoio ao Médico);
  • é possível a integração da ferramenta da SPMS com os sistemas clínicos existentes;

A PEM traz ainda melhorias substanciais ao nível da segurança. Por exemplo, a existência da identificação do prescritor é verificada através do Portal de Requisição de Vinhetas e Receitas. A ferramenta permite ainda a utilização do Cartão de Cidadão como meio de autenticação e está em curso a possibilidade de incorporar o novo Cartão da Ordem dos Médicos, também como meio para a autenticação forte.

Está também no seu horizonte a implementação da assinatura da receita através da assinatura qualificada do CC e do Cartão da Ordem, garantindo a autenticidade e não repúdio da prescrição.  

Temas

|

Imagem dos cartazes que acompanham os pilotos da PEM

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1

Mais de 207 milhões de Receitas Sem Papel emitidas em 10 anos de PEM

8 Abril, 2023

Disponibilizada pela SPMS ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), a PEM já permitiu emitir cerca de 360 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 207 milhões foram Receitas sem Papel (desmaterializadas) e prescritas mais de 1.2 mil milhões de embalagens referentes às receitas desmaterializadas.

Voltar
Voltar para o topo.