Notícias

Dashboard Interativo de Gestão e Monitorização de Compras da Saúde promove inovação e eficiência

14 Outubro, 2025

Desenvolvido pela SPMS, o Dashboard Interativo de Gestão e Monitorização de Compras da Saúde é uma ferramenta inovadora, que apresenta informação clara e rigorosa, em tempo real, sobre os processos de compras de medicamentos e dispositivos médicos. 

Pela primeira vez, as entidades do Serviço Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde podem aceder a uma plataforma centralizada, que permite analisar as quantidades solicitadas, adjudicadas e em processo de aquisição, bem como os volumes financeiros adjudicados pela SPMS, através da Central de Compras da Saúde.  

Integrado no Plano Estratégico da Central de Compras da Saúde 2024-2027, é um projeto pioneiro que representa um marco importante na modernização da gestão de compras em saúde. Clareza da informação, rapidez no acesso e apoio direto à tomada de decisão são algumas das vantagens indicadas pelos utilizadores desta ferramenta de Power BI. 

Inovação contribui para maior eficiência na gestão das aquisições

O Dashboard Interativo permite ainda acompanhar as poupanças geradas para as instituições, analisar a evolução histórica dos preços e realizar comparações entre preços reportados e adjudicados, contribuindo para uma maior eficiência na gestão das aquisições. 

Apresentado em workshops online, promovidos pela SPMS, tem registado um excelente acolhimento por parte das instituições e dos profissionais que o utilizam. Já foram atribuídos 137 acessos.

O acesso à ferramenta, atribuído após autorização das entidades, é feito através do Catálogo de Aprovisionamento Público da Saúde (CAPS).

O Dashboard Interativo de Gestão e Monitorização de Compras da Saúde reforça o compromisso da SPMS em promover eficiência, transparência e sustentabilidade no setor da saúde, disponibilizando ferramentas digitais avançadas, ao serviço das instituições e dos cidadãos. 

SPMS partilha conhecimento na “Semana da Contratação Pública” da OCDE

29 Setembro, 2025

A SPMS partilhou a sua experiência e conhecimento na “Semana da Contratação Pública”, evento organizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que decorreu em Paris, entre os dias 24 e 26 de setembro. Nuno Costa, vogal do Conselho de Administração, interveio no painel sobre “Contratação pública no mercado globalizado: foco no comércio […]

Aquisição de 719 viaturas elétricas para o SNS

4 Julho, 2024

O concurso público desenvolvido pela SPMS para a aquisição de viaturas elétricas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) concretizou-se na entrega simbólica de 719 viaturas, numa cerimónia realizada no passado dia 2 de julho, no Centro de Produção de Mangualde da Stellantis.

03.N2_Viaturas-SNS
Voltar
Voltar para o topo.