Depois das visitas às Unidades Locais de Saúde (ULS) da Arrábida e de Loures-Odivelas, a ação de sensibilização que leva o livro “ZigZaga na Net – Navegar a Cores” chega agora ao norte do país. A iniciativa visa alertar os mais novos para os riscos da utilização da internet e promover comportamentos seguros desde a infância.
A SPMS está a distribuir o livro “ZigZaga na Net – Navegar a Cores”, desenvolvido pelo Centro Internet Segura (CIS), coordenado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e lápis de cor, procurando fomentar uma abordagem lúdica e educativa das questões relativas aos direitos e deveres online, direitos de autor, desinformação, privacidade e comportamentos seguros na internet.
A par da ação dirigida ao público infantil, esta iniciativa integra também momentos de contacto com as equipas de profissionais, promovendo a partilha de boas práticas, desafios e soluções no domínio da cibersegurança em saúde.

Na sessão de entrega que decorreu ontem, 14 de julho, na ULS Gaia/Espinho, Luís Miguel Ferreira, vogal do Conselho de Administração, Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança, Vítor Almeida e António Martins entregaram os materiais em representação da SPMS.
A sessão contou com a presença e colaboração de vários dirigentes da ULS Gaia/Espinho, nomeadamente, Inês Castro, vogal do Conselho de Administração para a área das Tecnologias da Informação, Luís Ferrador, coordenador da Unidade de Gestão e Serviço, e Inês Nunes, diretora da Unidade de Gestão da Mulher, Criança e Adolescente.
Esta semana, a ação irá continuar na ULS de Entre Douro e Vouga e na ULS Santo António.
Numa campanha que se estenderá a todas as ULS até ao final do ano, a SPMS contribui ativamente para a consolidação de uma cultura de segurança digital no setor da saúde, promovendo o envolvimento de profissionais, instituições e cidadãos.
