Notícias

SPMS reforça compromisso com utilização secundária de dados e assume papel de destaque no EEDS

3 Março, 2025

Na Assembleia Geral da Comunidade de Prática para o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS) para utilização secundária de dados (EHDS2 CoP), realizada em fevereiro, em Malta, foi celebrado o compromisso da SPMS como rapporteur (vice-chair) desta comunidade. A SPMS prepara-se assim para presidir, no ano seguinte, a esta Assembleia Geral. 

Em representação da SPMS, Cátia Sousa Pinto, do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais, assumirá o papel de rapporteur, que desempenhará em conjunto com o atual presidente e o presidente cessante desta Assembleia Geral. 

As principais funções passam por definir a visão estratégica e os objetivos desta comunidade para a utilização secundária de dados, assegurando a sua articulação com a utilização primária. Adicionalmente, a Assembleia Geral funciona como ponto focal para as várias iniciativas do EEDS, promovendo a cooperação entre os Estados-Membros e garantindo o alinhamento das suas estratégias. 

A EHDS2 CoP foi criada para promover a colaboração e partilha de boas práticas entre as autoridades responsáveis para estabelecer a infraestrutura tecnológica e a entidade legal e organizacional – o Organismo Responsável pelo Acesso a Dados de Saúde (OADS) – necessária para a utilização de dados de saúde para fins de investigação, inovação médica e regulamentação em saúde (utilização secundária), conforme previsto no regulamento do EEDS. 

A Assembleia Geral de fevereiro teve como objetivo apresentar os avanços dos vários grupos de trabalho da Comunidade de Prática, bem como facilitar a interação entre estes e a Comissão Europeia (CE). Além das sessões dedicadas aos grupos de trabalho, contou também com sessões de esclarecimento, por parte da CE, sobre a implementação dos requisitos para a criação do OADS.   

Foi também uma oportunidade para debater assuntos sobre outros projetos europeus fundamentais para a utilização secundária dos dados de saúde, como o QUANTUM e o TEHDAS2. 

Com o assumir deste papel, a SPMS reforça assim o seu compromisso no avanço da utilização secundária dos dados de saúde e a sua colaboração no desenvolvimento desta agenda a nível europeu. A sua participação ativa será fundamental para levar a visão e inovação nacionais ao mais alto nível desta comunidade, coordenando esforços diretamente com a Comissão Europeia. 

Disclaimer: A ação HealthData@PT é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027 ao abrigo do Grant Agreement Nr 101128332. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões. 

Trabalho pioneiro de suporte à telemedicina transfronteiriça liderado pela SPMS

14 Março, 2025

A SPMS liderou um trabalho pioneiro que visa lançar as bases para a futura integração dos serviços da infraestrutura A Minha Saúde @ UE, no suporte à telemedicina transfronteiriça. Esta iniciativa permitirá aos profissionais de saúde acederem a dados essenciais dos seus pacientes, facilitando, por exemplo, teleconsultas, nas quais o utente e o profissional se […]

Comitiva ucraniana visita SPMS

13 Março, 2025

A SPMS recebeu uma comitiva ucraniana, em Lisboa, esta quinta-feira, dia 13 de março. Nuno Costa, vogal executivo, foi o anfitrião da visita, que teve como principal objetivo conhecer as práticas adotadas por Portugal na área da contratação pública em saúde. A comitiva, composta por representantes do Ministério da Economia e do Verkhovna Rada (Parlamento) […]

Voltar
Voltar para o topo.