Notícias

Delegação da Costa Rica visita SPMS

2 Julho, 2024

No âmbito da parceria entre Portugal e Costa Rica, em matéria de saúde digital, a SPMS recebeu o Comité de Saúde digital costa riquenho, em Lisboa, nos dias 24 a 28 de junho.

Subordinada ao tema “Exploring Portugal’s Digital Health Landscape: Building eHealth for all”, a visita teve como finalidade conhecer a abordagem portuguesa em matéria de saúde digital, nomeadamente os diferentes sistemas de informação de saúde do SNS. A experiência portuguesa ao nível da centralização, otimização e racionalização da aquisição de bens e serviços digitais no setor da saúde foi outro dos temas da agenda.

O programa passou pela apresentação dos serviços disponibilizados pelo SNS 24 – Portal, App, Linha telefónica e Balcões -, o Registo de Saúde Eletrónico (RSE), os serviços de telemedicina e telessaúde, e a infraestrutura de serviços de saúde transfronteiriços, A Minha Saúde @ EU (MyHealth@EU), e sistemas como o SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), VACINAS, BI-SINAVE, SClínico e BI-CSP (Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários).

A desmaterialização do setor da saúde, através da Receita e dos Exames Sem Papel, foi também uma das temáticas abordadas, assim como as boas práticas de cibersegurança, proteção de dados e estratégias para a construção de competências na era digital.

O comité costa-riquenho teve oportunidade de conhecer o Balcão SNS 24 da Junta de Freguesia da Penha de França, e de visitar a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), ficando a conhecer as principais áreas de atuação destas organizações.

Esta visita técnica realizou-se no âmbito do programa de financiamento comunitário Technical Assistance and Information Exchange (TAIEX) da União Europeia (UE). Contou com as presenças do vice-ministro da Saúde da Costa Rica, Allan Mora Vargas, e de representantes do Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia e Telecomunicações (MICITT) e da Caja Costarricense de Seguro Social.

SICC comemora 10 anos

12 Julho, 2024

O Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade e Gestão Financeira (SICC) celebra uma década a registar e a gerir centralmente a informação económica e financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Atualmente, está implementado em 46 dos 51 organismos do SNS, e em duas entidades do Ministério da Saúde: a Direção Executiva e a própria SPMS.

SICC_notícia site SPMS

SPMS contribui para a primeira plataforma de inovação em saúde pública do país

9 Julho, 2024

“O compromisso para a inovação em saúde pública” foi o mote do painel que reuniu a presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, e dirigentes de diversas organizações e entidades, durante a apresentação pública do White Paper “Leading the Way to a Healthy Future” – Inovação ao serviço da Saúde Pública.

Voltar
Voltar para o topo.