Notícias

Primeira reunião da SPMS como vice-presidente da Global Digital Health Partnership

21 Junho, 2024

Portugal, representado pela SPMS, é vice-presidente da Global Digital Health Partnership (GDHP), a mais destacada organização intergovernamental da área da saúde digital, desde finais de 2023. Foi como vice-presidente que a SPMS participou na 13.ª edição da GDHP, que decorreu em Viena, na Áustria, nos dias 18 a 20 de junho.

Cátia Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais, esteve presente nesta cimeira, cujo objetivo se centrou em fomentar a interação entre os Estados-Membros participantes na GDHP, de forma a promover o debate sobre a estratégia da digitalização do setor da saúde.

O debate passou também por questões relacionadas com o desenvolvimento de serviços de saúde digital, sustentáveis e de qualidade, procurando criar um impacto transversal no contexto de políticas, regulamentação e incentivos.

Ainda durante o evento, foram realizadas sessões sobre a partilha transversal de conhecimentos e exploração de sinergias entre os participantes, com foco em serviços de saúde digital mais acessíveis e eficientes. Neste âmbito, foram apresentados trabalhos dos cinco grupos que constituem a GDHP, incidindo sobre evidência e avaliação, ambientes políticos, interoperabilidade, cibersegurança e envolvimento clínico e humano.

No papel de vice-presidente da GDHP, a SPMS tem vindo a desenvolver a estratégia digital na área da saúde, reafirmando o seu compromisso em oferecer melhores serviços de saúde digital aos cidadãos e, em simultâneo, promover a cooperação internacional.

Desde 2018 que a SPMS faz parte da GDHP, uma estrutura de cooperação e colaboração que reúne representantes governamentais e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

SICC comemora 10 anos

12 Julho, 2024

O Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade e Gestão Financeira (SICC) celebra uma década a registar e a gerir centralmente a informação económica e financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Atualmente, está implementado em 46 dos 51 organismos do SNS, e em duas entidades do Ministério da Saúde: a Direção Executiva e a própria SPMS.

SICC_notícia site SPMS

SPMS contribui para a primeira plataforma de inovação em saúde pública do país

9 Julho, 2024

“O compromisso para a inovação em saúde pública” foi o mote do painel que reuniu a presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, e dirigentes de diversas organizações e entidades, durante a apresentação pública do White Paper “Leading the Way to a Healthy Future” – Inovação ao serviço da Saúde Pública.

Voltar
Voltar para o topo.