Boas Práticas Saúde

Certificação HIMSS – CCMM na ULS do Alto Minho

“A execução do projeto teve início a 4 de janeiro de 2021 e foi concluído a 17 de abril de 2024. Todo o trabalho que este projeto de certificação exigiu valeu a pena! São elevados os ganhos para a saúde, para os utentes e para o nosso SNS!”

Pioneira na certificação pelo Modelo de Maturidade de Continuidade de Cuidados (CCMM) da HIMSS, um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas de saúde, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) tem beneficiado de uma enorme oportunidade de crescimento na área da integração de cuidados de proximidade.

De acordo com a HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), “a ULSAM está classificada entre as cinco principais comunidades de cuidados com base nos critérios avaliados no quadro do CCMM, indicando um desempenho louvável e dedicação à excelência na prestação de cuidados.”

Na ULSAM, o projeto HIMSS CCMM – Continuity of Care Maturity, ou Modelo de Maturidade de Continuidade de Cuidados, foi objeto de Candidatura SAMA (Sistema de Apoio à Modernização Administrativa), com financiamento COMPETE 2020. Permitiu avaliar o desempenho de:

  • 4 unidades de cuidados de saúde primários – Unidades de Saúde Familiar Arcos Saúde, Lethes e Gil Eanes e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Valença;
  • 1 unidade hospitalar de cuidados agudos – Hospital de Santa Luzia;
  • 1 prestador de serviços comunitários/assistência social – Unidade de Cuidados na Comunidade Saúde Mais Perto. 

Esta representação diversificada garantiu uma avaliação abrangente, em vários contextos de saúde.

A organização

A ULSAM integra duas unidades hospitalares, situadas em Viana do Castelo e Ponte de Lima, doze centros de saúde, uma unidade de saúde pública, duas unidades de cuidados continuados integrados (unidades de convalescença em Ponte de Lima e Valença) e dez equipas domiciliárias (ECCI), totalizando 37 unidades funcionais. Presta serviços de saúde a uma população de 231.266 habitantes, com 247.645 utentes inscritos.

A prestação de cuidados de saúde é organizada em torno do cidadão. São cuidados de saúde integrados, com elevados padrões de desempenho técnico-científico, aliados a uma eficaz e eficiente gestão de recursos, nomeadamente recursos humanos altamente qualificados. A taxa de cobertura de utentes inscritos com atribuição de equipa de saúde familiar, enfermeiro e médico de família, aproxima-se dos 100%.

Conta com 3019 colaboradores, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes técnicos, assistentes operacionais, técnicos de diagnóstico e terapêutica, técnicos superiores de saúde, entre outros. 

Níveis HIMSS

Os níveis de avaliação da HIMSS são os seguintes:

7 – Knowledge driven engagement for a dynamic, multi-vendor, multi-organizational interconnected healthcare delivery model
6 – Closed loop care coordination across care team members
5 – Community wide patient records using applied information with patient engagement focus
4 – Care coordination based on actionable data using a semantic interoperable patient record
3 – Normalized patient record using structural interoperability
2 – Patient centered clinical data using basic system-to-system exchange
1 – Basic peer-to-peer data exchange

Eixos de Avaliação

Governance: Gestão de Topo / Estratégia e Governação

  • Desenvolver estratégias, políticas e procedimentos que permitam e possibilitem o progresso;

Clinical: Líderes Clínicos/ Médicos / Enfermeiros / Outros Profissionais de Saúde

  • Impulsionar atividades clínicas que possibilitem e melhorem a integração e a continuidade dos cuidados de saúde à população;

Info Tech: Líderes de tecnologia (Transição Digital)

  • Desenvolver e implementar tecnologia que facilite a estratégia-chave.

Existem 9 áreas de foco que definem as capacidades críticas necessárias para uma excelente continuidade de cuidados:

  • Coordenação de Cuidados (CCO);
  • Envolvimento do Paciente e do Cidadão (PCE);
  • Análise de Dados Avançada (ANA);
  • Intercâmbio de informações de saúde (HIE);
  • Estratégia Organizacional (ORS);
  • Iniciativas de nível político (POL);
  • Capacidades do sistema TIC (TIC);
  • Uso de Padrões / Interoperabilidade (UST);
  • Segurança e Privacidade (SEC).

Avaliação HIMSS – Várias etapas

Na ULSAM, entre a recolha inicial de dados nos locais e os workshops de validação de respostas, foram solicitadas, à Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC), diversas atualizações de informação, compilados dados e analisadas as respostas pelos peritos HIMSS.

A análise dos dados foi realizada através do algoritmo HIMSS CCMM, facilitando a derivação dos resultados (pontuações).

Durante os workshops presenciais, com envolvimento da Gestão de Topo, as respostas foram discutidas pelas partes interessadas, promovendo um diálogo colaborativo e partilha de conhecimentos.

A ULSAM recebeu relatórios detalhados com conclusões, recomendações e oportunidades de melhoria para cada unidade auditada. Assim, passámos a deter um conhecimento aprofundado do nível de maturidade digital das nossas unidades e conseguimos desenhar um roadmap com algumas iniciativas estratégicas na área das Jornadas Clínicas.

A avaliação ficou concluída em abril deste ano. Atingimos o Nível 2 do CCMM, oque corresponde a 66% de todos os requisitos auditados.

As áreas clínicas e de governação obtiveram pontuações bastante altas, especialmente em iniciativas de nível político(SPMS), coordenação de cuidados (Jornadas HPHILL e DPOC) e envolvimento do paciente.

A Auditoria de Certificação envolveu a Gestão de Topo, Equipas Clínicas e de Enfermagem, a Comissão Local de Informatização Clínica e elementos da Equipa de Tecnologias de Informação.

Todos os intervenientes participaram ativamente no processo de avaliação. Os interlocutores, designados pelo Conselho de Administração, responderam a uma lista extensa de questões padronizadas, com declarações de conformidade, adaptadas a cada área de foco do Modelo CCMM. As respostas foram classificadas numa escala variando de “não habilitado” a “totalmente habilitado”, com uma opção “não aplicável”. Todas as respostas foram verificadas quanto à sua consistência lógica e razoabilidade e, sempre que necessário, os peritos da HIMSS pediram evidências.

SPMS contribuiu para a certificação

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da ULSAM.

A evolução ao nível da Interoperabilidade (uso de standards) e dos projetos Exames Sem Papel, BI-CSP (Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários), SClínico CSP e Hospitalar e Área Autenticada do SNS 24 contribuiu para elevar o score da maturidade da integração de cuidados e, deste modo, para o arranque do processo de certificação HIMSS CCMM da ULSAM.

Esta certificação demonstra o compromisso da SPMS com as diretrizes e estratégias nacionais para a modernização e simplificação administrativa na área da saúde.

Continuar a progredir

A continuidade dos cuidados envolve múltiplas equipas e o progresso só pode ser alcançado se a ULSAM e todos os stakeholders, envolvidos no ecossistema da Saúde, estiverem empenhados em progredir, através de um alinhamento estratégico comum.

A CLIC da ULSAM iniciou este caminho pela certificação em 2018, tendo sido submetida à avaliação de Peritos HIMSS EMRAM, em contexto hospitalar, nos anos de 2022 e 2023.

Há claramente um caminho a desenvolver para alcançar o Nível 3 do CCMM, requisitos técnicos relacionados com Interoperabilidade Clínica, Semântica e Legal.

Por outro lado, é necessário realizar avaliações de risco regulares, iniciativas críticas para melhorar a eficiência e a segurança da troca de dados.

A área da governação alcançou o Nível 4, demonstrando um desempenho louvável, mas ainda com espaço para melhorias, de forma a ser possível cumprir os requisitos do Nível 6. A área clínica fez progressos significativos, com os Cuidados Primários a atingirem o Nível 3.

O Projeto Jornadas Clínicas permitiu otimizar os planos de tratamento e os fluxos de trabalho, garantindo um direcionamento mais eficiente dos pacientes.

Contudo, há necessidade de aproveitar o potencial destes sistemas com geração de alertas de apoio à decisão clínica, tornando a prestação de cuidados mais eficaz e centrada no paciente.

Recomendações HIMSS

No âmbito da melhoria contínua, a HIMSS recomendou a criação de um comité de gestão para chegar a acordos sobre políticas, estratégicas e alocação de recursos, com o objetivo de agilizar o intercâmbio multidirecional de informações de saúde entre prestadores externos e a ULSAM.

Por outro lado, são fundamentais documentação eletrónica estruturada, adoção de padrões de interoperabilidade técnica reconhecidos internacionalmente (por exemplo, Health Level 7, FHIR – Fast Healthcare Interoperability Resources ), e ontologias semânticas, como ICD (Classificação Internacional de Doenças), SNOMED (Systemized Nomenclature of Medicine), ​​LOINC (Logical Observation Identifiers, Names, and Codes).

Para alcançar o Nível 3, a ULSAM deve atender aos requisitos relacionados com a agregação de dados clínicos e financeiros, o uso generalizado de classificações médicas e ferramentas de vocabulário estruturado (SNOMED CT), bem como promover o suporte de tecnologia em mobilidade.

A implementação da Jornada Clínica da Insuficiência Cardíaca permitiu elevar o nosso nível de maturidade digital e evidenciar uma melhor prestação de cuidados em saúde. Na verdade, quando fazemos Planeamento Estratégico de Sistemas de Informação, na fase de implementação, somos forçados a sair da zona de conforto.

A liderança ativa e mobilizadora e a monitorização do progresso em contínuo do trabalho desenvolvido pelas equipas multidisciplinares, bem como a liderança pelo exemplo, são pontos chave para o sucesso.

O CCMM Nível 2 coloca a ULSAM nas cinco primeiras organizações de Saúde, entre 28 comunidades de cuidados avaliadas.

Overall Achievement

A equipa HIMSS elogiou o desempenho coletivo e articulado entre a ULSAM, a SPMS e os parceiros tecnológicos alinhados para uma melhoria dos cuidados prestados aos habitantes do Alto Minho.

O objetivo da ULSAM é continuar a implementar as recomendações da HIMSS e alavancar a nossa estratégia de transformação digital para melhorar a prestação de cuidados de saúde.

Cronograma

Relatório Glintt (HIMSS ROMA 2024)

  • May 2023 – Contract/kick-off Meeting
  • June/July 2023 – Round 1: Data Capture & Quality Assurance
  • February 2024 – Round 2: Data Capture & Quality Assurance
  • April 2024 – Workshops
  • April/May 2024 – Analysis and Reporting
  • May 2024 – Final Delivery

Capacidade de Replicação nas Unidades Locais de Saúde

O projeto 3CDigital – Capacitação, Certificação e Comunicação Digital na ULSAM, no âmbito da operação POCI-05-5762-FSE-000255, financiado pelo COMPETE 2020, preconiza a mitigação de constrangimentos diagnosticados na ULS. Destacamos alguns:

  • Processos não suportados em automatismo e desadequados com a estratégia defendida pela CLIC, alinhada com as orientações da SPMS, não permitindo a monitorização, eficácia e interoperabilidade clínica e semântica, em todo o percurso do utente;
  • Necessidade de identificar os riscos de segurança para o utente nos vários processos de contacto clínico e administrativo com a ULSAM;
  • Necessidade de avaliar a articulação da prestação de serviços de uma forma transversal em toda a ULS, da sua uniformização, capacidade de gestão de indicadores e de uma avaliação que pudesse ser enquadrada nas melhores práticas e standards internacionais, onde se enquadrou o investimento na certificação HIMSS CCMM;
  • Prestar um cuidado mais próximo ao utente e seus cuidadores, suportado em novos modelos de apoio clínico.

No diagnóstico da operação 3CDigital foram igualmente identificados os benefícios provenientes da rentabilização dos resultados obtidos e diminuição dos custos associados, traduzindo-se em mais-valias financeiras.

A implementação deste projeto consistiu, por si só, numa mais-valia na segurança e num avanço para a modernização e racionalização dos processos, permitindo a prestação de um serviço mais seguro, eficiente e eficaz, com impactos positivos na imagem da Administração Pública junto dos cidadãos.

Seguindo a metodologia proposta pelo parceiro Glintt, a ULSAM iniciou a procura pela certificação através da identificação das áreas críticas, assim como os stakeholders nas áreas de governance, tecnologia e clínica.

Uma breve formação inicial sobre o modelo e os eixos de avaliação deram o mote para perceber o grau de adoção dos processos a aperfeiçoar, culminando num levantamento dos processos AS IS.

Numa segunda fase, fez-se o levantamento dos processos das áreas core, segundo o questionário HIMMS CCMM dirigido a unidades de cuidados de saúde primários e serviços hospitalares, definindo-se um cronograma e plano de ação.

De todo este trabalho, resultaram propostas de melhoria e reengenharia, postas em prática pela ULSAM, e auditadas pela Glintt e pela HIMSS, resultando num score de nível 2.

A implementação da Jornada Clínica da Insuficiência Cardíaca permitiu evidenciar a gestão clínica e tecnológica assente na adoção dos standards de interoperabilidade e boas práticas sugeridas pela SPMS, um facilitador constante neste complexo processo de transformação digital.

Lúcia Cerqueira, Coordenadora da Comissão Local de Informatização Clínica e Diretora do Serviço de Gestão de Sistemas de Informação e Comunicações, Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE

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