Notícias

Sandra Cavaca faz balanço positivo de processo de aquisição centralizado de vacinas da gripe

29 Maio, 2024

A presidente da SPMS, Sandra Cavaca, participou na 5.ª edição do Flu Summit, evento que debateu a prevenção e as soluções para reduzir o impacto da gripe nas populações, sobretudo as mais vulneráveis. Sob o mote “Proteção para além da gripe”, o Flu Summit decorreu ontem, dia 28 de maio, em Paço de Arcos.

Sandra Cavaca interveio na mesa-redonda que abordou a experiência de Portugal relativamente à gripe enquanto problema de saúde pública. Moderada por Carlos Robalo Cordeiro, diretor do Serviço de Pneumologia da ULS de Coimbra, o debate sobre os impactos diretos da vacinação na morbilidade e mortalidade, associadas à gripe, foi ponto de reflexão e de conclusões.

A SPMS, enquanto central de compras públicas, desempenha um papel relevante na vacinação. Desde 2017, realiza as compras centralizadas, de acordo com os critérios definidos pela Direção-Geral da Saúde, tornando o processo de aquisição mais célere e com ganhos substanciais para o sistema de saúde. A dirigente da SPMS realçou o facto de apesar do ajuste à nova realidade das Unidades Locais de Saúde, “o processo de aquisição de vacinas correu muito bem”.

Sandra Cavaca adiantou que “em junho será lançado o procedimento para a próxima campanha de vacinação”, que tem um custo estimado de 32 milhões de euros. Esta aquisição contempla as vacinas de dose elevada, que passarão a ser administradas a todas as pessoas com mais de 85 anos, conforme anunciado pela secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, na abertura do evento. A partir de agora a vacina, que era administrada apenas a quem residia em lares, passa a ser gratuita para todas as pessoas com mais de 85 anos.

A presidente da SPMS precisou que serão adquiridas mais de 350 mil vacinas desta tipologia, que compara com os cerca de mais de 100 mil da campanha vacinal passada.

Organizado pela Sanofi e com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), Sociedade Portuguesa de Saúde Pública (SPSP) e o jornal Expresso, o Flu Summit 2024 assume-se como uma oportunidade de aprofundar o debate sobre a prevenção da gripe, especialmente para as pessoas mais vulneráveis.

Temas

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

Voltar
Voltar para o topo.