Notícias

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas.

Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 horas, através desta aplicação. Mais de 11 milhões de utentes tiveram, pelo menos, uma receita emitida através da PEM, que já foi utilizada por mais de 39 mil médicos.

Sustentada por normas de orientação clínica e na desmaterialização de procedimentos, a aplicação encontra-se disponível em todas as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e também para utilização privada através da PEM Prescritores Privados. É responsável por 90% do total de prescrições registadas diariamente no SNS e por mais de 63% do total de prescrições emitidas em todo o sistema de saúde.

Nestes 11 anos, a PEM trouxe benefícios para o sistema de saúde no seu todo, contribuindo para aumentar a eficiência e a segurança no circuito do medicamento.

Temas

|

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade. […]

Aprovado novo regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde

13 Maio, 2024

O Parlamento Europeu aprovou, no dia 24 de abril, o novo regulamento que estabelece o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), marcando um avanço significativo na revolução digital da saúde na União Europeia. Esta medida estratégica tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde eletrónicos em todos os países […]

Voltar
Voltar para o topo.