Notícias

SPMS organiza 3.ª Reunião do CCSIS

7 Março, 2024

O balanço de um ano de trabalho foi o ponto de partida da intervenção da presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, na sessão de abertura da 3.ª Reunião do CCSIS. O Conselho de Coordenação de Segurança da Informação da Saúde reuniu-se na Unidade Local de Saúde de Coimbra, esta quinta-feira, dia 7 de março. 

Criado pela SPMS em 2022, o CCSIS tem como objetivo principal disseminar boas práticas no âmbito da cibersegurança. Na reunião, Sandra Cavaca apresentou o ponto de situação sobre os trabalhos realizados ao longo de 2023, baseados no modelo de governação cooperativo e de risco partilhado.

A dirigente da SPMS salientou que, no futuro, será necessário ajustar as competências, quer do CCSIS, quer da Comissão Executiva de Segurança da Informação da Saúde (CESIS), perspetivando-se novas necessidades de coordenação e de governação nas áreas dos serviços digitais, utilização primária e secundárias dos dados em saúde e inteligência artificial.

A sessão de abertura contou, ainda, com as intervenções do presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, Alexandre Lourenço, e do diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança, António Gameiro Marques.

Na ordem de trabalhos, entre os vários temas abordados, a apresentação das ações levadas a cabo pela SPMS, o plano de formação em Cibersegurança, a votação da lista para a CESIS e a proteção de dados marcaram a agenda. A constituição de grupos de trabalho específicos esteve a cargo do vogal executivo da SPMS, Luís Miguel Ferreira.

Temas

|

SPMS e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebram protocolo de colaboração

17 Julho, 2024

A SPMS e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram esta terça-feira, 16 de julho, um protocolo de colaboração que visa fortalecer a cooperação entre as duas entidades em diversas áreas estratégicas no setor da saúde. Na ocasião, foi ainda assinado, pela presidente do conselho de administração da SPMS, Sandra Cavaca, e pelo […]

Voltar
Voltar para o topo.