Notícias

SPMS em foco na eHealth Network pelos avanços em saúde digital

18 Março, 2024

A SPMS apresentou o modelo de trabalho para a cooperação em Saúde Digital Global, na última reunião da eHealth Network (eHN) Coordinated Actions, que decorreu no dia 6 de março. Reconhecida como uma referência pelos resultados alcançados, a SPMS falou sobre o seu novo Núcleo de Saúde Digital para a cooperação internacional.

Em representação da SPMS, Cátia Pinto, Gestora do Núcleo, deu a conhecer a estrutura e organização da SPMS em matéria de saúde digital, a participação num elevado número de iniciativas e em estruturas de cooperação, quer na União Europeia, quer à escala internacional.

Nesta reunião, foi possível reforçar a posição estratégica de Portugal no domínio da digitalização para o setor da saúde. Além dos projetos internacionais que integra, estiveram em destaque a vice-presidência de Portugal, assumida pela SPMS na Global Digital Health Partnership (GDHP), e a visão sobre as ações prioritárias para o futuro da saúde digital global.

Considerada um exemplo para diversas organizações, a SPMS evidenciou o papel de relevo que desempenha na digitalização do setor da saúde na União Europeia, motivando os restantes elementos da eHN a trilhar um caminho semelhante.

A eHealth Network consiste numa rede da Comissão Europeia que liga as várias autoridades nacionais responsáveis ​​pela Saúde Digital, em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços, abordando diferentes temas de grande pertinência e relacionados com a digitalização do setor da saúde da União Europeia.

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.