Notícias

SPMS em foco na eHealth Network pelos avanços em saúde digital

18 Março, 2024

A SPMS apresentou o modelo de trabalho para a cooperação em Saúde Digital Global, na última reunião da eHealth Network (eHN) Coordinated Actions, que decorreu no dia 6 de março. Reconhecida como uma referência pelos resultados alcançados, a SPMS falou sobre o seu novo Núcleo de Saúde Digital para a cooperação internacional.

Em representação da SPMS, Cátia Pinto, Gestora do Núcleo, deu a conhecer a estrutura e organização da SPMS em matéria de saúde digital, a participação num elevado número de iniciativas e em estruturas de cooperação, quer na União Europeia, quer à escala internacional.

Nesta reunião, foi possível reforçar a posição estratégica de Portugal no domínio da digitalização para o setor da saúde. Além dos projetos internacionais que integra, estiveram em destaque a vice-presidência de Portugal, assumida pela SPMS na Global Digital Health Partnership (GDHP), e a visão sobre as ações prioritárias para o futuro da saúde digital global.

Considerada um exemplo para diversas organizações, a SPMS evidenciou o papel de relevo que desempenha na digitalização do setor da saúde na União Europeia, motivando os restantes elementos da eHN a trilhar um caminho semelhante.

A eHealth Network consiste numa rede da Comissão Europeia que liga as várias autoridades nacionais responsáveis ​​pela Saúde Digital, em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços, abordando diferentes temas de grande pertinência e relacionados com a digitalização do setor da saúde da União Europeia.

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.