Notícias

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, na categoria de Policy Influencer.

A gestora da SPMS foi a primeira portuguesa a receber este prémio, determinado por votação pública, que reconhece quem se destaca na transformação do ecossistema global de saúde e contribui para criar melhores políticas nesta área.

Os prémios HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society) visam distinguir líderes de saúde inspiradores e inovadores, na busca para melhorar a saúde a nível global, tirando partido do poder da informação e da tecnologia. Através deste prémio, foi também reforçado o papel de relevo da SPMS na saúde digital.

No âmbito da representação portuguesa no grupo “Digital Health Advisory Group for Europe (DHAGE)”, salienta-se a participação da SPMS na reunião Global Ministerial Discussion, com a Organização Mundial da Saúde. Temáticas como a partilha de dados de saúde, Inteligência Artificial, transparência, equidade e transformação digital em saúde fizeram parte da agenda de trabalho.

A participação da SPMS foi mais uma oportunidade para reforçar o seu compromisso em transformar a saúde, beneficiando dos avanços nas tecnologias da informação para construir um caminho para a saúde digital acessível a todas as pessoas.

O programa da conferência focou-se nos temas emergentes em matéria de saúde digital, nomeadamente no Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), na regulamentação da Inteligência Artificial na Saúde e na forma como as nações estão a trabalhar a equidade em saúde digital na transformação dos serviços de saúde.

O evento HIMSS24 Global Health Conference and Exhibition, um dos mais importantes para a comunidade internacional na saúde digital, teve como intuito promover a comunicação, interação e debate sobre os aspetos fundamentais da transformação digital na área da saúde, envolvendo representantes de autoridades nacionais, profissionais e empresas tecnológicas com soluções aplicadas à saúde.

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.