Notícias

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, na categoria de Policy Influencer.

A gestora da SPMS foi a primeira portuguesa a receber este prémio, determinado por votação pública, que reconhece quem se destaca na transformação do ecossistema global de saúde e contribui para criar melhores políticas nesta área.

Os prémios HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society) visam distinguir líderes de saúde inspiradores e inovadores, na busca para melhorar a saúde a nível global, tirando partido do poder da informação e da tecnologia. Através deste prémio, foi também reforçado o papel de relevo da SPMS na saúde digital.

No âmbito da representação portuguesa no grupo “Digital Health Advisory Group for Europe (DHAGE)”, salienta-se a participação da SPMS na reunião Global Ministerial Discussion, com a Organização Mundial da Saúde. Temáticas como a partilha de dados de saúde, Inteligência Artificial, transparência, equidade e transformação digital em saúde fizeram parte da agenda de trabalho.

A participação da SPMS foi mais uma oportunidade para reforçar o seu compromisso em transformar a saúde, beneficiando dos avanços nas tecnologias da informação para construir um caminho para a saúde digital acessível a todas as pessoas.

O programa da conferência focou-se nos temas emergentes em matéria de saúde digital, nomeadamente no Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), na regulamentação da Inteligência Artificial na Saúde e na forma como as nações estão a trabalhar a equidade em saúde digital na transformação dos serviços de saúde.

O evento HIMSS24 Global Health Conference and Exhibition, um dos mais importantes para a comunidade internacional na saúde digital, teve como intuito promover a comunicação, interação e debate sobre os aspetos fundamentais da transformação digital na área da saúde, envolvendo representantes de autoridades nacionais, profissionais e empresas tecnológicas com soluções aplicadas à saúde.

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.