Notícias

DE-SNS destaca papel da SPMS na reforma das ULS

28 Fevereiro, 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, destacou o papel da SPMS na reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS), durante a cerimónia de apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das ULS”, que contou com a presença de Nuno Costa, vogal executivo da SPMS.

No auditório do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Fernando Araújo realçou o trabalho da SPMS na área dos sistemas de informação, nomeadamente a implementação do SONHO V2 – sistema de cuidados hospitalares.

O SONHO v2 representa uma relevante evolução tecnológica nas bases de dados de informação clínica, permitindo informatizar circuitos funcionais e viabilizar a interoperabilidade entre sistemas de informação. Nesta mudança, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem desempenhado um papel fundamental, permitindo à SPMS reforçar a infraestrutura, em estreita articulação com as ULS.

Organizada com o apoio da SPMS, esta cerimónia contemplou as assinaturas do Protocolo de parceria da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) e da Escola Nacional Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP) e, também, dos Contratos-Programa 2024-2026.

O Infarmed foi ainda palco, durante a tarde, da primeira assembleia de gestores, promovida pela DE-SNS, que contou com a participação do vogal executivo da SPMS.

Temas

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.