Notícias

Centro de Controlo e Monitorização do SNS assinala 14 anos de atividade

3 Fevereiro, 2024

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS) celebra 14 anos de atividade. Por mês, são recebidas e conferidas 8 mil faturas, 14,8 milhões de embalagens de medicamentos e mais de 11 milhões de exames médicos.

É estratégico para a eficiência do Serviço Nacional de Saúde e para a gestão da despesa pública com cuidados de saúde. Sob gestão da SPMS desde 2018, é responsável por gerir e assegurar todas as atividades relacionadas com a conferência de faturas e de documentos de prescrição e prestação. Atualmente, passam pelo CCMSNS cerca de 20% do Orçamento do Estado previsto para 2024 para a área da Saúde.

Ao centralizar a conferência de uma parte significativa da despesa do setor da saúde, o CCMSNS permite responder de forma ágil aos desafios decorrentes destas alterações no SNS, nomeadamente ao nível dos processos de faturação. É um elemento agregador e facilitador entre as entidades envolvidas.

Destacam-se como grandes marcos: a implementação de códigos bidimensionais, a informatização e desmaterialização da faturação, a partilha de resultados de exames, a conferência de incentivos de genéricos às farmácias e, ainda, outros serviços no âmbito de testes rápidos de antigénio, vacinação gratuita de covid-19 e gripe sazonal.

Nestes 14 anos de atividade tem demonstrado estar à altura das exigências dos prestadores e do cidadão, com transparência, eficiência e reconhecida boa gestão. E é com estes valores que promete continuar a sua atividade e a responder aos novos desafios, como a reorganização do Serviço Nacional de Saúde, com a criação de 31 Unidades Locais de Saúde (ULS), que se juntam às 8 já existentes.

Temas

|

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.