Notícias

Centro de Controlo e Monitorização do SNS assinala 14 anos de atividade

3 Fevereiro, 2024

O Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCMSNS) celebra 14 anos de atividade. Por mês, são recebidas e conferidas 8 mil faturas, 14,8 milhões de embalagens de medicamentos e mais de 11 milhões de exames médicos.

É estratégico para a eficiência do Serviço Nacional de Saúde e para a gestão da despesa pública com cuidados de saúde. Sob gestão da SPMS desde 2018, é responsável por gerir e assegurar todas as atividades relacionadas com a conferência de faturas e de documentos de prescrição e prestação. Atualmente, passam pelo CCMSNS cerca de 20% do Orçamento do Estado previsto para 2024 para a área da Saúde.

Ao centralizar a conferência de uma parte significativa da despesa do setor da saúde, o CCMSNS permite responder de forma ágil aos desafios decorrentes destas alterações no SNS, nomeadamente ao nível dos processos de faturação. É um elemento agregador e facilitador entre as entidades envolvidas.

Destacam-se como grandes marcos: a implementação de códigos bidimensionais, a informatização e desmaterialização da faturação, a partilha de resultados de exames, a conferência de incentivos de genéricos às farmácias e, ainda, outros serviços no âmbito de testes rápidos de antigénio, vacinação gratuita de covid-19 e gripe sazonal.

Nestes 14 anos de atividade tem demonstrado estar à altura das exigências dos prestadores e do cidadão, com transparência, eficiência e reconhecida boa gestão. E é com estes valores que promete continuar a sua atividade e a responder aos novos desafios, como a reorganização do Serviço Nacional de Saúde, com a criação de 31 Unidades Locais de Saúde (ULS), que se juntam às 8 já existentes.

Temas

|

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.