Notícias

Mais de 300 mil pessoas já pediram autodeclaração de doença no SNS 24

22 Janeiro, 2024

Mais de 300 mil pessoas já pediram a autodeclaração de doença (ADD) através do SNS 24, desde que o sistema entrou em vigor, no dia 1 de maio de 2023, o que equivale a uma média diária de mais de 1.100 autodeclarações emitidas.

Na prática, foram mais de mil pessoas que diariamente não necessitaram de se deslocar ao centro de saúde, declarando, sob compromisso de honra, encontrar-se em situação de doença, justificando assim os primeiros três dias de ausência ao trabalho.

Do número total de autodeclarações, cerca de 175.400 foram solicitadas por mulheres e 128.300 por homens, sendo a aplicação móvel SNS 24 a via mais utilizada para estes pedidos (59,05%), seguindo-se a área pessoal do portal do SNS 24 (40,24%). As ADD solicitadas através da linha telefónica têm um valor residual de 0,71%.

O grupo etário com maior proporção de autodeclarações situa-se entre os 19 e os 44 anos, com mais de 123.500 pedidos do sexo feminino e cerca de 100.300 do sexo masculino.

O concelho com o maior número de autodeclarações emitidas é o de Lisboa, com mais de 18.200.

A autodeclaração de doença foi desenvolvida para facilitar a vida das pessoas, promovendo uma poupança nas deslocações aos cuidados de saúde primários e nos recursos de saúde, num trabalho coordenado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde em articulação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e o apoio operacional da SPMS.

Mais informações aqui.

Temas

|

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.