Notícias

SPMS participa no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação

5 Dezembro, 2023

“Novas Tecnologias – Novos Cuidados?” foi o tema do painel moderado por Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, no primeiro dia do Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação, na Figueira da Foz. A iniciativa decorreu entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro.

No debate, que contou com a participação de especialistas nas áreas da inteligência artificial, robótica, realidade virtual e aumentada e inovação na saúde, Luís Miguel Ferreira deu nota do papel importante da SPMS no processo de transição digital em curso no setor da saúde. O investimento financeiro de 300 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem sido um contributo fundamental neste processo.

Para o vogal da SPMS, “na inteligência artificial, robótica, realidade virtual e aumentada, áreas em que os nossos oradores são especialistas, mas também ao nível da inovação na indústria farmacêutica ou dos equipamentos de diagnóstico, teleconsulta, telemonitorização ou telerrastreio, bem como em matéria de sistemas de informação e de ferramentas de business intelligence de apoio à gestão clínica ou outras, pese embora o setor da saúde tenha avançado imenso, existe ainda um longo caminho a percorrer”.

O congresso contou também com a participação de Renato Pinto, coordenador da Unidade de Sistemas de Cuidados de Saúde da SPMS, numa intervenção subordinada ao tema “Os sistemas de Informação na ajuda à visibilidade do Valor em/da Saúde”.

A APER – Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação foi responsável pela organização deste congresso internacional.

Temas

|

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.