Notícias

SPMS lidera trabalhos para novos serviços de saúde digital na Xt-EHR

4 Dezembro, 2023

A SPMS coordena dois grupos de trabalho, no contexto da ação conjunta europeia Xt-EHR (Extended Electronic Health Record), com o objetivo de lançar novos serviços para sistemas do Registo de Saúde Eletrónico (RSE), rumo ao Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), e para a telemedicina, no âmbito da infraestrutura A Minha Saúde@UE (MyHealth@EU).

Com duração prevista de dois anos e seis meses, esta ação conjunta compromete-se a desenvolver guias de implementação, especificações técnicas e um quadro de avaliação de conformidade para a adoção do Formato Europeu de Partilha de Registos de Saúde Eletrónicos. Pretende ainda promover a interoperabilidade e partilha transfronteiriça de dados de saúde primários, propondo orientações para os futuros atos delegados e previstos na proposta de regulamento do EEDS. 

A ação Xt-EHR permitirá à SPMS a manutenção e expansão dos serviços A Minha Saúde@UE relativos à ePrescrição/eDispensa e o Resumo de Saúde Eletrónico, assim como a integração de novos domínios, como notas de alta, relatórios laboratoriais e imagens médicas. Contribuirá também para as especificações associadas à certificação e conformidade do Resumo de Saúde Eletrónico e aplicações móveis de bem-estar, bem como a introdução dos serviços de telemedicina na A Minha Saúde@UE. 

Cofinanciada pela Comissão Europeia e com a cooperação de 25 países, a ação Xt-EHR tem como propósito promover, entre os Estados-Membros, a interoperabilidade na partilha e utilização primária de dados de saúde, com vista ao desenvolvimento de serviços de saúde digital. Este trabalho irá contribuir para a construção dos pilares que visam uma melhor utilização primária de dados no âmbito do Espaço Europeu de Dados de Saúde.

A participação da SPMS reforça o compromisso em criar valor acrescentado para os cidadãos portugueses e europeus, no desenvolvimento de mais e melhores serviços de saúde digital, fortalecendo, assim, a cooperação a nível europeu e a posição nacional em matéria de serviços de saúde digital.    

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

16 mil novos computadores entregues nos Cuidados de Saúde Primários

4 Junho, 2024

A distribuição de cerca de 16 mil computadores para os Cuidados de Saúde Primários foi concluída nas Unidades Locais de Saúde (ULS) do país. Trata-se de um investimento superior a 10 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O parque informático dos Cuidados de Saúde Primários foi renovado com equipamentos […]

Voltar
Voltar para o topo.