Notícias

SPMS contribui para melhorar utilização de dados na HealthyCloud

6 Dezembro, 2023

A SPMS participou na ação internacional HealthyCloud, que terminou em novembro, com resultados muito relevantes para melhorar a utilização de dados de saúde.

Os três grupos de trabalho para os quais a SPMS contribuiu foram “Coordenação, gestão e divulgação”, “Experiências sobre gestão de dados de saúde: centros de dados nacionais, regionais e específicos de domínios” e para “Desenvolver a agenda estratégica HealthyCloud com o envolvimento de todos os atores europeus relevantes”.

Contribuiu, assim, com conhecimentos relacionados com a estruturação de dados de saúde, colaborando no desenvolvimento de uma infraestrutura que possibilita a análise, partilha e utilização de dados de saúde para fins secundários e, consequentemente, promove a partilha de conhecimento e investigação de novos diagnósticos, tratamentos ou otimização de sistemas de saúde.  

Esta participação ativa permitiu analisar os principais sistemas de incentivo e de auditoria, bem como a forma como os dados são geridos pelos centros de dados de saúde, para fins de utilização secundária (data hubs). 

O esforço coletivo das 21 entidades beneficiárias, de onze estados-membros, foi fundamental para alcançar o principal objetivo da ação: criar uma Agenda Estratégica para a Inovação e Pesquisa em Saúde.

Cofinanciada pela Comissão Europeia, a ação HealthyCloud visou gerar recomendações, diretrizes e especificações fundamentais para a investigação no âmbito da saúde em toda a Europa, contribuindo para o desenvolvimento do futuro Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS).   

O projeto HealthyCloud mostrou já o seu impacto, nomeadamente através da EOSC-Association (EOSC-A) que aprovou a criação de uma task force sobre o Espaço de Dados de Saúde, como parte do seu novo Grupo de Consultoria de Espaços de Dados e Indústria. 

As sinergias entre os participantes, incluindo a SPMS, permitiram apoiar a ação global na ligação entre os aspetos políticos e estratégicos relacionados com o EEDS e as futuras recomendações da Comissão Europeia. Esta foi mais uma ação internacional bem-sucedida, que contou com a participação da SPMS entre os anos 2021 e 2023.  

Consulte:

A ação HealthyCloud é cofinanciada pela União Europeia, programa de investigação e inovação Horizon 2020, ao abrigo do Grant Agreement Nr. 965345. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões. 

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

Voltar
Voltar para o topo.