O sistema que apoia a contratualização e a monitorização do desempenho das entidades prestadoras de cuidados de saúde está mais eficiente. Conheça o SICA 2.0.
Foi lançada recentemente nova versão do SICA, um sistema de informação que otimiza os processos que apoiam a contratualização e o acompanhamento das entidades prestadoras de cuidados do Sistema Nacional de Saúde. O SICA 2.0 foi construído para responder mais eficiente e eficazmente às necessidades atuais das entidades, em contexto de melhoria contínua.
Nesta evolução tecnológica, as grandes alterações são:
- Upgrade tecnológico assente em ferramentas Microsoft;
- Utilização de um único portal para recolha e apresentação de dados;
- Possibilidade de importação de ficheiros no momento do carregamento de dados;
- Criação de outputs que correspondem melhor às necessidades dos utilizadores.
Desenvolvido pela SPMS para a Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS), o SICA é uma plataforma que suporta os processos de planeamento, contratualização e monitorização de desempenho que compõem o modelo de contratualização, estabelecido entre a tutela e as entidades prestadoras de cuidados de saúde.
Avalie por si. Se tem credenciais de acesso válidas, aceda ao portal: https://sica2.min-saude.pt.
Na página inicial do portal SICA, no lado esquerdo do ecrã, podem existir até quatro separadores:
- Início – retorna para a página inicial do portal;
- Tarefas – permite gerir os formulários a submeter e já submetidos;
- Notificações – onde se encontram as mensagens recebidas pelo utilizador, relativas à atribuição de novas tarefas;
- Analítica – permite visualizar os relatórios e dashboards disponíveis para o utilizador.
O funcionamento de cada um destes separadores é explicado detalhadamente no vídeo tutorial.