Notícias

Portugal eleito Vice-Presidente da Global Digital Health Partnership

5 Dezembro, 2023

Portugal, representado pela SPMS, foi eleito vice-presidente da mais destacada organização intergovernamental da área da saúde digital, a Global Digital Health Partnership (GDHP). A eleição decorreu durante a 12.ª edição da GDHP Summit 2023, nos dias 4 e 5 de dezembro, em Londres, Reino Unido.

Nuno Costa, vogal do Conselho de Administração da SPMS, e Cátia Sousa Pinto, coordenadora de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, estiveram presentes nesta eleição da GDHP para os próximos dois anos. A nomeação veio reafirmar a posição de relevo e o compromisso da SPMS no âmbito da digitalização, com vista a oferecer melhores serviços de saúde digital aos cidadãos.

Desenvolver e promover a estratégia digital na área da saúde, através da partilha de conhecimentos e boas práticas, tem sido o desafio da SPMS, o que vai ao encontro dos objetivos da GDHP, organização da qual a SPMS faz parte desde 2018.

A GDHP é uma estrutura de cooperação e colaboração entre representantes governamentais e a Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo propósito é fomentar o desenvolvimento de políticas que promovam a digitalização do setor da saúde, à escala global.  Procura incentivar sinergias entre os membros, com foco no desenvolvimento de serviços de saúde digital sustentáveis e de qualidade, apresentando contributos em áreas-chave, como envolvimento clínico e do consumidor, cibersegurança, evidências e avaliação e interoperabilidade.

Nesta nomeação, Portugal sucede aos Países Baixos, que agora passarão a presidir à organização. Como vice-presidente da GDHP, o nosso país ganha destaque internacional em matéria de serviços de saúde digital.

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

16 mil novos computadores entregues nos Cuidados de Saúde Primários

4 Junho, 2024

A distribuição de cerca de 16 mil computadores para os Cuidados de Saúde Primários foi concluída nas Unidades Locais de Saúde (ULS) do país. Trata-se de um investimento superior a 10 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O parque informático dos Cuidados de Saúde Primários foi renovado com equipamentos […]

Voltar
Voltar para o topo.