Notícias

SNS 24 atendeu cerca de 1.463.000 chamadas este ano

3 Novembro, 2023

A Linha SNS 24 atendeu cerca de 1.463.000 chamadas desde o início do ano e apela aos cidadãos que, em caso de doença aguda não emergente, liguem sempre 808 24 24 24.

O SNS 24 é, e deve ser, a porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde. Através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, o cidadão é devidamente avaliado e orientado de acordo com os sintomas apresentados.

A triagem telefónica é sempre feita por enfermeiros e obedece a algoritmos clínicos, que visam em primeiro lugar a segurança do utente. Em caso de necessidade de reencaminhamento para uma Unidade de Saúde, o SNS 24 usa a informação disponível no Sistema Integrado de Informação de Prestadores (SIIP), que deve ser atualizado pelos respetivos prestadores, para garantir o correto encaminhamento dos utentes. (Circular Normativa Conjunta N.º 01/2020/Secretaria-Geral do Ministério da Saúde/Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE)

Assim, um utente pode ser reencaminhado para um hospital ou unidade de saúde fora da sua zona de residência, com base na informação disponibilizada no SIIP ou caso o utente se encontre fora da sua residência no momento do telefonema.

Em 2022, a linha teve o maior número de atendimentos de sempre, com mais de 9 milhões de chamadas. Foi também durante a pandemia, ainda em 2020, que a linha reforçou o catálogo de serviços, sendo a criação da Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) um bom exemplo, que já atendeu mais de 247 mil chamadas.

Atualmente, prestam serviços na Linha mais de 1.600 profissionais, mas o SNS 24 dispõe de uma bolsa que permite o reforço consoante as necessidades.

O SNS 24 está empenhado em continuar a trabalhar para melhorar a sua capacidade de resposta e melhor servir os cidadãos.

Porto acolhe evento europeu sobre Inteligência Artificial e Robótica em Saúde

11 Outubro, 2024

A SPMS participa no evento da ação europeia TEF-Health (Testing and Experimentation Facility for Health AI and Robotics), da qual é parceira, no próximo dia 15 de outubro. O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, acolhe esta iniciativa que faz parte da Conferência Internacional Innovating Health Together: Building Bridges in Europe and […]

Serviços condicionados por disrupção na rede da AMA

10 Outubro, 2024

A disrupção da rede da Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA), devido a ataque informático, está a ter impacto em serviços e plataformas geridos pela SPMS, que ativou os planos de contingência. No âmbito da Prescrição Eletrónica Móvel (PEM), o envio de receitas por SMS foi temporariamente desativado, garantindo-se o acesso à prescrição através […]

Desafios da telessaúde na oncologia juntam IPO de Coimbra e SPMS

8 Outubro, 2024

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO de Coimbra) promoveu, em colaboração com a SPMS, o “Dia Digital e Telessaúde”, uma iniciativa de aprendizagem e partilha de boas práticas entre profissionais, que decorreu no dia 7 de outubro. Foi o primeiro IPO do país a organizar um debate sobre o potencial das […]

Voltar
Voltar para o topo.