Notícias

SPMS torna renovação da medicação para doenças crónicas mais ágil

25 Outubro, 2023

A partir desta quarta-feira, dia 25 de outubro, já é possível a renovação de medicação para doenças crónicas nas farmácias.

Este é um novo serviço que permite aos utentes com doenças crónicas ou que necessitem de tratamentos de longa duração, após avaliação médica, deixarem de precisar de renovar as receitas no centro de saúde, durante um ano. Não há limite do número de embalagens a prescrever para medicamentos e, através deste serviço, basta o doente dirigir-se à farmácia comunitária para levantar a sua medicação.

Liderado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), o projeto contou com a cooperação da SPMS e de mais entidades, que trabalharam durante vários meses para melhorar o processo de renovação da medicação habitual.

SPMS cooperou no desenvolvimento tecnológico

A presidente da SPMS, Sandra Cavaca, esteve no arranque do novo serviço, que contou com as presenças do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, da presidente da Associação Nacional de Farmácias, Ema Paulino, e o bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Hélder Mota Filipe, entre outros responsáveis de organismos de Saúde, na visita à Unidade de Saúde Familiar Alto dos Moinhos, em Lisboa, e a uma farmácia. Foi assim possível acompanhar todo o circuito necessário à renovação da medicação para doenças crónicas nas farmácias, sem receitas médicas, durante um ano.

A SPMS foi responsável pelo desenvolvimento tecnológico desta medida, que permite ao médico prescritor consultar o histórico de prescrições e dispensa do utente e, por outro lado, disponibiliza novas ferramentas ao farmacêutico, que terá acesso ao histórico de prescrições e dispensa do utente, possibilitando, assim, uma melhor gestão da terapêutica. A partir de agora, o farmacêutico também pode enviar notas ao médico sobre dúvidas ou questões relativas à terapêutica aplicada ao utente, o que contribui para elevar a segurança e a qualidade de todo o processo.

Fernando Araújo agradeceu às entidades que colaboraram no projeto, sublinhando que “melhora realmente a questão do acesso, reduz, por vezes, até os problemas de adesão por falta de receitas”. Já o ministro da Saúde realçou os benefícios da medida, salientando que “vai aliviar a pressão sobre o sistema de saúde”.

Ainda durante a tarde, Sandra Cavaca participou no webinar promovido pela SPMS e dirigido aos farmacêuticos, com o objetivo de esclarecer todas as funcionalidades e mudanças nos sistemas.

A SPMS foi também responsável pela campanha de comunicação lançada hoje em várias plataformas digitais a divulgar esta nova funcionalidade.

Saiba mais sobre a medida em: https://www.sns.gov.pt/medicacao-doenca-cronica/.

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.