Notícias

SPMS integra consórcio EUCAIM para investigação do Cancro

10 Outubro, 2023

O consórcio EUCAIM, de que a SPMS faz parte, anunciou o lançamento da plataforma Cancer Image Europe, um marco importante no desenvolvimento desta ação europeia.

A plataforma agora lançada vai facilitar a partilha de imagens de cancro e dados clínicos de apoio e estimular a colaboração entre investigadores, profissionais de saúde e inovadores no âmbito da Inteligência Artificial (IA) na Europa. Por outro lado, visa acelerar o ritmo do desenvolvimento da IA e outras atividades de investigação do cancro baseadas em dados, permitindo e capacitando avanços científicos que irão moldar o futuro do diagnóstico e tratamento do cancro.

Desta forma, o EUCAIM, pilar da Iniciativa Europeia de Imagiologia do Cancro, contribui para os objetivos estratégicos da União Europeia, fomentando a inovação e a investigação. Para a SPMS, é também mais uma oportunidade para marcar a sua posição de relevo na área da saúde digital, com vista à promoção da qualidade dos serviços de saúde digitais disponibilizados ao cidadão e aos profissionais.

Com a infraestrutura Cancer Image Europe, o projeto EUCAIM aborda a fragmentação dos repositórios de imagens de cancro existentes. Constitui um Atlas distribuído por imagens com mais de 60 milhões de dados de imagens de cancro anónimos de mais de 100.000 pacientes, que será sujeito a futuras atualizações, estando a infraestrutura totalmente alinhada com o Espaço Europeu de Dados de Saúde.

Ignacio Blanquer, líder do desenvolvimento da infraestrutura, afirma que “este protótipo inicial do EUCAIM é uma prova de conceito para o modelo de federação a alcançar pelo EUCAIM. Será a base para uma infraestrutura completa para partilhar, reutilizar e explorar dados de imagens de cancro, especialmente utilizando técnicas de Inteligência Artificial“.

Martí-Bonmatí, coordenador científico do EUCAIM, acrescenta que “este é o primeiro passo para a criação da maior infraestrutura de imagens de cancro conhecida até à data na Europa. Nos próximos meses, o projeto EUCAIM continuará a estender as funcionalidades da plataforma, ligando-se a outros repositórios de investigação, programas de rastreio e armazéns de dados para a sua próxima atualização, prevista para junho de 2024“.

 As principais funcionalidades e destaques do primeiro lançamento da plataforma EUCAIM incluem:

– Um catálogo público de conjuntos de dados de imagens de cancro dos repositórios das ações AI for Health Imaging, financiados pela União Europeia, seguindo um esquema de metadados comum.
– Uma ferramenta de pesquisa federada para compreender a informação disponível nos fornecedores federados.
–  Integração completa com a Infraestrutura de Autenticação e Autorização de Login de Life Science (Ciências da Vida).
– Reutilização e valorização de componentes chave de ações de investigação e infraestruturas financiadas pela União Europeia na área do cancro.

O EUCAIM é um pilar da Iniciativa Europeia de Imagiologia do Cancro, lançada pela Comissão Europeia, um dos principais projetos do Plano Europeu de Combate ao Cancro, que visa promover a inovação e a implementação de tecnologias digitais no tratamento do cancro, para alcançar uma tomada de decisão clínica mais precisa e rápida, bem como diagnósticos, tratamentos e medicina preditiva para doentes com cancro.

Para mais informações sobre o lançamento da plataforma Cancer Image Europe e a ação EUCAIM, visite: cancerimage.eu

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.