Notícias

SPMS debate papel da saúde nas “Smart Cities”

12 Outubro, 2023

A presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, participou no “Portugal Smart Cities Summit 2023”, nesta quinta-feira, 12 de outubro. “O Digital ao Serviço da Saúde: da Telemedicina à Medicina ao Domicílio – Necessidades e Oportunidades a Nível Local” foi o tema da mesa-redonda que contou com a intervenção da dirigente da SPMS, no auditório da Fundação AIP – Centro de Congressos de Lisboa.

Sandra Cavaca falou sobre o esforço liderado pela SPMS, que tem vindo a concretizar os investimentos e as mudanças essenciais para que a tecnologia e a inovação na saúde sustentem uma melhoria da qualidade de vida das pessoas. Destacou, assim, alguns dos principais projetos, designadamente, a oferta integrada de serviços do SNS 24, os Exames sem Papel – cujos resultados podem ser consultados na app e no portal SNS 24, ultrapassando já os 75 milhões -, ou o Registo de Saúde Eletrónico Único, essencial para que os sistemas de informação possam comunicar, independentemente de se tratar de atos clínicos no âmbito de sistemas privados ou do SNS. Exemplo disso é o piloto que decorre entre a SPMS e o grupo CUF.

Na sua intervenção, a dirigente realçou, ainda, o papel da SPMS no desenvolvimento de serviços digitais de saúde que fazem a diferença e aproximam os cidadãos das entidades e dos profissionais que prestam cuidados de saúde, facilitando o acesso a esses mesmos serviços.

Moderada por Óscar Gaspar, presidente da APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, a mesa-redonda contou também com as intervenções de Jaime Melancia, presidente da PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase, José Pina, CEO da Future HealthCare, Miguel Aguiar, diretor do Cluster Novos Cuidados da CUF, e Sofia Couto da Rocha, CTO da Lusíadas.

“Portugal Smart Cities Summit” centrou o debate nas temáticas da mobilidade, plataformas digitais e sustentabilidade e, entre os dias 10 e 12 de outubro, foi o local de convergência e criação de oportunidades para refletir sobre o futuro da organização das cidades no mundo. A SPMS contribuiu, mais uma vez, para fomentar a discussão sobre as melhores soluções digitais no setor da saúde, fundamentais para tornar as cidades mais sustentáveis e humanizadas.

Temas

Imagem noticia SMART Cities_

SPMS e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebram protocolo de colaboração

17 Julho, 2024

A SPMS e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram esta terça-feira, 16 de julho, um protocolo de colaboração que visa fortalecer a cooperação entre as duas entidades em diversas áreas estratégicas no setor da saúde. Na ocasião, foi ainda assinado, pela presidente do conselho de administração da SPMS, Sandra Cavaca, e pelo […]

Voltar
Voltar para o topo.