Notícias

SPMS debate papel da saúde nas “Smart Cities”

12 Outubro, 2023

A presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, participou no “Portugal Smart Cities Summit 2023”, nesta quinta-feira, 12 de outubro. “O Digital ao Serviço da Saúde: da Telemedicina à Medicina ao Domicílio – Necessidades e Oportunidades a Nível Local” foi o tema da mesa-redonda que contou com a intervenção da dirigente da SPMS, no auditório da Fundação AIP – Centro de Congressos de Lisboa.

Sandra Cavaca falou sobre o esforço liderado pela SPMS, que tem vindo a concretizar os investimentos e as mudanças essenciais para que a tecnologia e a inovação na saúde sustentem uma melhoria da qualidade de vida das pessoas. Destacou, assim, alguns dos principais projetos, designadamente, a oferta integrada de serviços do SNS 24, os Exames sem Papel – cujos resultados podem ser consultados na app e no portal SNS 24, ultrapassando já os 75 milhões -, ou o Registo de Saúde Eletrónico Único, essencial para que os sistemas de informação possam comunicar, independentemente de se tratar de atos clínicos no âmbito de sistemas privados ou do SNS. Exemplo disso é o piloto que decorre entre a SPMS e o grupo CUF.

Na sua intervenção, a dirigente realçou, ainda, o papel da SPMS no desenvolvimento de serviços digitais de saúde que fazem a diferença e aproximam os cidadãos das entidades e dos profissionais que prestam cuidados de saúde, facilitando o acesso a esses mesmos serviços.

Moderada por Óscar Gaspar, presidente da APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, a mesa-redonda contou também com as intervenções de Jaime Melancia, presidente da PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase, José Pina, CEO da Future HealthCare, Miguel Aguiar, diretor do Cluster Novos Cuidados da CUF, e Sofia Couto da Rocha, CTO da Lusíadas.

“Portugal Smart Cities Summit” centrou o debate nas temáticas da mobilidade, plataformas digitais e sustentabilidade e, entre os dias 10 e 12 de outubro, foi o local de convergência e criação de oportunidades para refletir sobre o futuro da organização das cidades no mundo. A SPMS contribuiu, mais uma vez, para fomentar a discussão sobre as melhores soluções digitais no setor da saúde, fundamentais para tornar as cidades mais sustentáveis e humanizadas.

Temas

Imagem noticia SMART Cities_

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

SPMS participa na HIMSS25 – Conferência e Exposição Global de Saúde

13 Junho, 2025

A SPMS participou na HIMSS25 European Health Conference & Exhibition, uma das conferências mais relevantes para a comunidade global da saúde digital, que decorreu em Paris, entre os dias 10 e 12 de junho. A Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) é uma organização internacional que visa promover a transformação do ecossistema de saúde […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.