Notícias

SPMS participa em conferência sobre dados em saúde

25 Setembro, 2023

A SPMS participou na conferência de comemoração dos 30 anos do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., subordinada ao tema “Utilização de Dados em Saúde”, que decorreu esta segunda-feira, dia 25 de setembro, em Carcavelos. 

Em representação da SPMS, Cátia Pinto, coordenadora da Unidade de Projetos e Relações Internacionais (UPRI), apresentou o impacto da proposta do Espaço Europeu de Dados de Saúde para a utilização primária e secundária de dados de saúde, bem como as soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas pela SPMS. Abordou ainda o trabalho que está a ser realizado no âmbito europeu, nomeadamente na MyHealth@EU, iniciativa que visa a disponibilização de dados de saúde a nível transfronteiriço.

A conferência, que decorreu na Nova School of Business & Economics, teve como objetivo principal abordar o potencial da utilização de dados em Saúde e as diversas perspetivas e desafios a nível europeu e nacional.

A SPMS demonstrou, mais uma vez, o trabalho que tem desenvolvido no país e a nível internacional, em prol da inovação e excelência na digitalização na área da saúde. 

Temas

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.