Notícias

OMS debate saúde digital com participação da SPMS

6 Setembro, 2023

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, participou no primeiro debate realizado no simpósio promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta quarta-feira. Dedicado ao futuro dos sistemas de saúde na era digital, o evento decorreu nos dias 5 e 6 de setembro, no Porto.

Reunindo especialistas de vários países, o painel de discussão focou-se na transformação das práticas em saúde digital – o papel crítico da governance, investimento e avaliação. Nuno Costa destacou algumas das principais iniciativas e projetos que a SPMS desenvolve, nomeadamente no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), salientando os desafios tecnológicos e os ganhos alcançados através da tecnologia aplicada à saúde.

Já no primeiro dia do evento, Manuel Pizarro, ministro da Saúde, elencou algumas das reformas e medidas bem-conseguidas em matéria de transição digital na saúde, especificamente o SNS 24, a prescrição desmaterializada, as teleconsultas, entre outras. “A tecnologia manterá os valores de sempre do nosso sistema de saúde. Esses valores, do acesso universal e da equidade, não são negociáveis”, assegurou o governante, realçando que Portugal pode ajudar outros países com o conhecimento adquirido.

O governante assinou uma carta de intenções com o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, para instalar em Portugal, no próximo ano, o primeiro escritório da OMS dedicado à tecnologia, à robótica e ao empreendedorismo em saúde. A assinatura decorreu no simpósio, onde também esteve presente o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo.

Ao longo dos dois dias do evento, na área de exposições, equipas da SPMS apresentaram serviços e produtos inovadores, quer para profissionais de saúde, quer para utentes. SNS 24, S3, Telemonit SNS 24, PEM e Exames sem Papel estiveram em destaque neste fórum que reuniu especialistas e decisores europeus na área da saúde digital, onde Portugal já é reconhecido como um dos países na vanguarda.

Temas

|

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.