Notícias

“Ligue SNS 24, Salve Vidas” garantiu consulta no próprio dia ou seguinte a 8.500 utentes

26 Setembro, 2023

Mais de 8.500 utentes tiveram consultas marcadas para o médico de família no próprio dia ou para o dia seguinte, no âmbito do projeto-piloto promovido pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), com o objetivo de reduzir o afluxo de utentes aos serviços de urgência hospitalares.

Neste projeto, o acesso aos cuidados de saúde é feito pela linha SNS 24, que efetua a triagem e encaminha os utentes para o tipo de cuidados de que precisam e, se necessário, marca a consulta no médico de família.

A SPMS participou neste piloto, conjuntamente com a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Administração Regional de Saúde do Norte e a Administração Central do Sistema de Saúde, sob a coordenação da DE-SNS, o ACeS Póvoa do Varzim/Vila do Conde e o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde (CHPVVC), tendo sido responsável pela criação da campanha multimeios, que envolveu várias figuras conhecidas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) antes de se deslocar ao Serviço de Urgência é o apelo do projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, lançado há quatro meses, no CHPVVC. Neste âmbito, o SNS 24 realizou perto de 24 mil triagens, das quais 26% foram encaminhadas para o serviço de urgência, e os restantes utentes, mais de 12 mil, foram considerados elegíveis para o projeto. Desses, mais de 8.500 tiveram consultas marcadas para o médico de família no próprio dia ou para o dia seguinte.

Projeto alcança taxa de sucesso de 70%

A diretora do ACeS Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Judite Neves, destacou a “taxa de sucesso de 70%”, realçando outro dado positivo: as pessoas não faltam. Dos utentes que foram agendados pelo SNS 24, menos de 10% faltaram à consulta. 

O projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que deverá ser estendido, progressivamente, a todo o país, inclui medidas no âmbito da literacia em saúde, cuja finalidade é reforçar a utilização preferencial do contacto com a linha SNS 24 como porta de entrada no SNS, pela possibilidade de organização e gestão dos serviços de saúde disponíveis para a resposta à doença aguda, através de um encaminhamento adequado: autocuidados em domicílio, consulta aberta em cuidados de saúde primários (com consulta agendada no mesmo dia ou no dia seguinte) e Serviço de Urgência.

Temas

|

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

SPMS integra debate europeu sobre segurança dos dados em ensaios clínicos

10 Novembro, 2025

A SPMS participou no programa EATRIS Spotlight “Bridging Gaps in Research 2025: Inclusive & Decentralised Clinical Trials”, uma iniciativa da EATRIS, a Infraestrutura Europeia para a Medicina Translacional. Realizou-se no dia 7 de novembro, no 2CA-Braga – Centro Clínico Académico da Escola de Medicina, integrado na Unidade Local de Saúde de Braga. O evento reuniu […]

Voltar
Voltar para o topo.