Notícias

Ação-Conjunta TEHDAS contribui para regulamentar Espaço Europeu de Dados de Saúde

1 Setembro, 2023

Cofinanciada pela Comissão Europeia, a ação-conjunta Towards the European Health Data Space (TEHDAS), na qual a SPMS liderou o grupo de trabalho 3 (WP3) – Avaliação, terminou em julho com sucesso. Os relatórios e documentos elaborados por esta ação-conjunta são referência decisiva para a constituição do futuro regulamento comunitário do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS).

Em atividade desde fevereiro de 2021, a ação-conjunta produziu dezenas de documentos para apoiar os Estados-Membros da União Europeia na construção de um Espaço Europeu de Dados de Saúde, especificamente no que toca à utilização secundária de dados de saúde eletrónicos em contexto nacional e transfronteiriço.

Aspetos como a sustentabilidade, o envolvimento do cidadão, a governança, a qualidade de dados, infraestruturas e arquitetura de soluções foram analisados e discutidos por grupos de trabalho de diversas entidades de vários Estados-Membro da UE.

A SPMS liderou o grupo de trabalho de avaliação e monitorização desta ação-conjunta, além de ter contribuído ativamente noutros grupos de trabalho e temáticas relacionadas com o uso secundário de dados de saúde.

Através desta participação, a SPMS colaborou de forma assertiva no desenho de soluções para a melhoria da qualidade dos dados de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da utilização de dados de saúde ao serviço da saúde pública nacional, assegurando a representação dos interesses nacionais na construção de documentos que terão um elevado impacto legislativo.

Os documentos produzidos e marcados para disseminação pública estão disponíveis para consulta livre no website: https://www.tehdas.eu/.

NOTA: A ação TEHDAS é cofinanciada pela União Europeia, Terceiro Programa para Saúde da UE (2014-2020) ao abrigo do Grant Agreement Nr 101035467. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões. 

noticias_Ação-Conjunta TEHDAS_Espaço Europeu de Dados de Saúde

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

Voltar
Voltar para o topo.