Notícias

SPMS alarga fronteiras dos serviços digitais na saúde 

24 Agosto, 2023

A SPMS está a colaborar na construção de um protótipo de carteira de identidade digital da União Europeia, que vai permitir que cidadãos e empresas verifiquem a sua identidade e compartilhem os seus dados de identificação de forma fácil e segura.

Neste âmbito, está a melhorar os serviços de identificação digital na saúde, para providenciar aos cidadãos melhor acesso aos seus dados eletrónicos e permitir que estes sejam traduzidos para outros idiomas. Alarga, assim, os serviços digitais ao contexto transfronteiriço, garantindo a sua qualidade e segurança.

Estes desenvolvimentos, incluídos na ação europeia POTENTIAL (PilOTs for EuropeaN digiTal Identity wALlet), têm como objetivo principal implementar e aumentar o acesso digital de cidadãos europeus a diversos serviços nacionais. 

A ação, que teve início em abril de 2023, é cofinanciada pela Comissão Europeia e é constituída por 19 países europeus. É constituída ainda por quatro parceiros nacionais além da SPMS: a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, o IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o IRN  – Instituto dos Registos e do Notariado e a INCM – Imprensa  Nacional – Casa da Moeda. 

Deste modo, a SPMS reafirma o seu empenho em oferecer aos cidadãos europeus mais e melhores serviços no âmbito da saúde digital. 

Mais informação sobre esta ação em: https://www.digital-identity-wallet.eu/ 

Nota: O POTENTIAL é cofinanciado pela União Europeia, DIGITAL Europe Programme (2021-2027), ao abrigo do Grant Agreement Nr 101102655. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões

Potential

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.