Notícias

“SPMS é o sistema nervoso central dos sistemas de saúde”

11 Julho, 2023

A SPMS recebeu um grupo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), liderado por Adalberto Campos Fernandes, professor associado, na sua sede, em Lisboa. A visita, que decorreu esta terça-feira, 11 de julho, foi uma oportunidade para o grupo da ENSP conhecer as principais áreas de atuação da SPMS.

Adalberto Campos Fernandes realçou a importância do trabalho desenvolvido pela SPMS, enquanto “sistema nervoso central dos sistemas de saúde”, salientando que “estamos à beira de ter o registo de saúde único”.

Das temáticas apresentadas pelos dirigentes da SPMS, destacou-se a saúde digital global, o papel da Academia na capacitação do SNS, a infraestrutura para um SNS mais resiliente, os sistemas de cuidados de saúde, o potencial da telessaúde e o SNS 24. Nuno Costa, vogal executivo, encerrou a visita com uma intervenção sobre as compras públicas na saúde.

A SPMS, mais uma vez, promoveu o conhecimento sobre os serviços digitais que disponibiliza aos profissionais de saúde e ao cidadão, bem como o trabalho pioneiro que desenvolve no âmbito da transição digital no SNS.

Temas

Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.